Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

MMA abre consulta pública sobre plano de consumo sustentável

<p> <em>Plano tem como propostas o aumento da reciclagem e a educa&ccedil;&atilde;o sustent&aacute;vel</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

28/07/2011

Até 11 de novembro todos os cidadãos poderão contribuir na formulação do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em processo de consulta pública.

O objetivo do Plano é orientar políticas públicas que visem reduzir os impactos socioambientais nos diferentes setores, estabelecendo responsabilidades ao governo, empresas e consumidores. O Idec participou do comitê de elaboração do PPCS e considera a iniciativa importantíssima para induzir a mudança dos padrões de produção e consumo.

Pela proposta do MMA, o Plano concentrará seis prioridades: aumento da reciclagem; educação para o consumo sustentável; agenda ambiental na administração pública; compras públicas sustentáveis; construções sustentáveis; e varejo e consumo sustentáveis.

O Instituto está elaborando suas sugestões para enviar à consulta e convida todos a participarem, pois considera esta uma ótima oportunidade para a sociedade pressionar pela adoção de medidas concretas, como a garantia de informação ao consumidor sobre o impacto socioambiental dos produtos que leva para casa.

Além disso, para o é fundamental que a reformulação do padrão de produção e oferta de produtos de menor impacto seja feita em grande escala. "As alternativas sustentáveis precisa deixar de ser encarada como um nicho de mercado e se tornarem acessíveis a todos os brasileiros", defende Lisa Gunn, coordenadora-executiva do Idec. "O momento agora é de sair do discurso de sustentabilidade e partir para a prática", finaliza.

Para saber mais sobre o plano e como enviar suas sugestões para aprimorá-lo, visite a página do MMA.

Talvez também te interesse: