Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Nova campanha pede alimentação saudável nas escolas

Idec, Desiderata, Fian Brasil e ACT Promoção da Saúde se unem para alertar famílias e educadores para o risco do consumo de ultraprocessados por crianças e adolescentes

Compartilhar

separador

Atualizado: 

16/06/2023

Os estudos científicos comprovam: o entorno tem grande influência sobre os hábitos alimentares de crianças e adolescentes, e eles passam pelo menos metade do dia na escola. Por isso, Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Desiderata, Fian e ACT Promoção da Saúde se uniram em uma nova campanha para pedir o compromisso das famílias e dos educadores com a alimentação saudável no ambiente escolar. 

Para as organizações, esse é um desafio urgente, já que o consumo de alimentos e bebidas ultraprocessados na infância e na adolescência está diretamente relacionado ao desenvolvimento de problemas de saúde como a redução da imunidade, cáries, hipertensão e diabetes. 

De acordo com o Erica (Estudo de Riscos Cardiovasculares 2019), 100 mil crianças podem desenvolver diabetes tipo 2 até 2025 no Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ainda, menos de 30% das crianças consome frutas frescas regularmente.

Com o mote “Comer bem na escola: essa é uma lição pra vida toda”, a campanha vai difundir informações sobre a importância de políticas públicas que promovam a alimentação saudável nas escolas, convocando famílias e instituições a incentivarem e favorecerem o consumo de alimentos e bebidas naturais ou pouco processados. 

Para saber mais e compartilhar os materiais da campanha, acesse o site: www.comerbemnaescola.org.br. Na página também é possível ler estudos, artigos e reportagens sobre os impactos do consumo de ultraprocessados na saúde das crianças e adolescentes. 

Assista ao vídeo da campanha abaixo:

Talvez também te interesse: