Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec abre a semana do meio ambiente

Separador

Atualizado: 

31/08/2011

Programação conta com a experiência do Homem Refluxo, palestra e oficinas em São Paulo e finaliza na Virada Sustentável nos parques do Ibirapuera e Água Branca

 

 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), no dia 30 de maio, abre a programação da semana do meio ambiente, que culmina com a participação durante a Virada Sustentável, dias 04 e 05 de maio. A programação do Idec traz diversas atividades externas de intervenção em bairros da cidade de São Paulo e também abre suas portas para discussão sobre sustentabilidade, no dia 31 de maio.

 

 

Experiência Refluxo na Virada Sustentável (30 maio a 05 junho)

 

O projeto "Homem Refluxo" nasceu de uma ideia original do artista multimídia Peri Pane. Durante uma semana, ele guardou todo o seu lixo sólido em uma capa de plástico transparente, chamada de ParangoLixoLuxo. Essa performance aconteceu nas ruas de São Paulo durante sete dias e foi gravada em vídeo e registrada em um livro-diário.

 

A proposta da Experiência ReFluXo, amplia a ação para um grupo de pessoas e a partir do dia 30 de maio, um grupo de 7 pessoas, formado por moradores da cidade de São Paulo, passará 7 dias armazenando seu lixo pessoal nos ParangoLixoLuxo. Durante esses dias, Mulheres e Homens ReFluXo farão intervenções pontuais em diversos locais da cidade chamando atenção para a produção de lixo nos centros urbanos. A ação encerra nos dois dias da Virada Sustentável, quando o grupo se reunirá no Parque Ibirapuera (sábado, dia 4/6, das 15h às 17h) e no Parque da Água Branca (domingo, dia 5/6, das 15h às 17h).

 

 

Agenda preliminar Experiência Refluxo:

 

Mais informações: www.climaeconsumo.org.br e www.homemrefluxo.com

 

Idec Aberto - Palestra sobre Consumo Sustentável (31 de maio)

 

O Idec Aberto de maio traz dicas aos consumidores sobre como diminuir a conta de luz, amenizar o caos do trânsito, armazenar o lixo, descobrir a origem dos produtos, entre outras práticas cotidianas, que concluem na relação entre o consumo e as mudanças climáticas.

 

A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

Inscrições: www.idec.org.br/idecaberto

 

Toda última terça-feira do mês, a cada dois meses, especialistas do Idec abordam os principais temas de demandas dos consumidores em palestras, com dicas e orientações sobre os direitos dos consumidores.

 

Data: 31 de maio de 2011

Hora:19h30 às 21h

Local: Auditório do Idec (Rua Desembargador Guimarães, 21, Água Branca, São Paulo)

 

Oficinas de faxina ecológica (01 e 04 de junho)

 

Os produtos de limpeza chegam a ser 300% mais caros que os preparados em casa de maneira ecológica, sendo as embalagens um dos principais fatores para o alto valor. "Aderir a opções caseiras e ecológicas é uma forma simples de alterar os padrões atuais de consumo, que vem causando as mudanças climáticas”, explica Adriana Charoux, pesquisadora do Idec.

 

Para disseminar essa prática, o Idec realizará oficinas gratuitas promovida em parceria com: Vitae Civilis; Instituto Kairós; Secretaria do Verde e Meio Ambiente; e o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis - PAVS (Núcleo Zona Oeste - Lapa/Pinheiros), da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo.

 

Serão apresentadas receitas dos principais produtos de limpeza - detergente, desinfetante e limpador multiuso - utilizando como fontes de informações e sugestões: Almanaque para Práticas Sustentáveis, de Thomas Enlazador e colaboradores; e o livro Casa Limpa da Faxineira Ecológica, de Denis Beauchamp.

 

 

Data: 01 de junho de 2010

Hora:14h às 15h

Local: Condomínio Residencial Parque das Nações, Rua Nanuque, 115, Vila Leopoldina, São Paulo, SP

 

Data: 04 de junho de 2010

Hora:14h às 15h

Local: Espaço de Cultura do Consumo Responsável, Tendal da Lapa, Rua Guaicurus, 1100, São Paulo

 

 

 

Em breve, mais informações:

 

Idec lançará campanha de Rádio e TV sobre consumo sustentável (30 de maio)

Vídeos produzidos em parceria com a Oxfam Novib, tratam sobre sacolas plásticas, reciclagem de lixo, mobilidade urbana e eficiência energética.

 

 

C40 - Idec enviará carta ao prefeito paulistano Gilberto Kassab, por ocasião encontro entre as 40 maiores cidades emissoras de CO2 (01 de junho)

 

Prefeitos das 40 maiores cidades do mundo se reunirão em São Paulo para debater soluções para as mudanças climáticas. O Idec entregará uma carta ao prefeito Gilberto Kassab com questionamentos sobre os planos para a cidade referentes à mobilidade urbana e à gestão de resíduos sólidos.