Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec lança agenda com ações para promover mudança dos sistemas alimentares

Documento apresentado em webinar internacional traz série de recomendações para estimular modos mais saudáveis e sustentáveis de se produzir, distribuir e consumir alimentos

Compartilhar

separador

Atualizado: 

30/03/2022
Foto: Idec
Foto: Idec

A solução para a fome, obesidade e as mudanças climáticas está nos sistemas alimentares. Para promover este debate, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a Colansa (Comunidade de Prática América Latina e Caribe de Nutrição e Saúde) organizaram o seminário online “Sistemas Alimentares: debatendo avanços e caminhos para a América Latina”, que aconteceu na sexta-feira (25).

O evento marcou o lançamento de uma agenda de transição para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis no Brasil, resultado de um ano de trabalho e pesquisa do Idec sobre o tema com parceiros estratégicos.

Dividida em cinco dimensões - negócios, abastecimento e demanda, ecológica, saúde e governança - a publicação apresenta 52 recomendações de mudanças que devem ser feitas, e como fazê-las, para transformar a maneira com que os alimentos são produzidos, distribuídos, ofertados e consumidos. 

“A forma como esses processos vêm sendo conduzidos nas últimas décadas está levando ao adoecimento da população e do meio ambiente, acelerando os impactos das mudanças climáticas e colocando em risco o direito fundamental a uma alimentação adequada e saudável”, disse Carlota Aquino, diretora-executiva do Idec. 

A “Agenda para Ação: transição para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis no Brasil” é resultado de uma ampla revisão de literatura, realizada pelo Idec, que destaca a conexão entre fome, obesidade e mudanças climáticas.

No encontro, também foram apresentados os principais resultados de novas pesquisas sobre sistemas alimentares realizadas pelo Centro de Estudos de Estado e Sociedade da Argentina e Universidade Alfonso Ibáñez, do Chile, parceiros do Idec na América Latina.

Participaram do evento representantes do Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento do Canadá, Wellcome Trust, governo da Argentina, agências das Nações Unidas, academia e de organizações civis da América Latina. Assista ao webinar na íntegra aqui.

Colansa

A agenda do webinar também foi dedicada à celebração do aniversário de um ano da Colansa, que é a Comunidade de Prática América Latina e Caribe de Nutrição e Saúde, formada por 160 indivíduos e 30 organizações de 18 países. 

Desde a sua criação em março de 2021, a Colansa contribui ativamente, por meio de reuniões técnicas, seminários e publicações, com a discussão de temas de fundamentais para o enfrentamento de desafios comuns à maior parte dos países latinoamericanos e caribenhos como: rotulagem nutricional frontal de alimentos, medidas regulatórias, promoção da alimentação saudável, guias alimentares, caminhos para a transição para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, entre outros.

Acesse o site para mais informações.

 

 

 

 

 

 

Talvez também te interesse: