Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Q75

Em andamento

Início: 

19/10/1995

Parte Autor: 

IDEC

Parte Réu: 

BACEN e União

Processo: 

2001.03.99.034011-0

Origem: 

São Paulo

Objeto: 

Trata-se de Ação Civil Pública proposta em face do Bacen e da União visando ao reconhecimento da responsabilidade de ambos em reparar os danos causados ao consorciados da Credicon Administradora, pois embora tivessem o dever legal, não realizaram a fiscalização adequada da empresa.

Atualizado até fevereiro de 2017

Em fevereiro de 2000, houve decisão de primeira instância desfavorável aos associados, já que o juiz entendeu que a União não é parte legítima para figurar como ré na ação. Além disso, entendeu que o BACEN não deveria responder pelas perdas sofridas pelos consorciados da Credicon.

O Idec recorreu à 2ª instância e, em julho de 2006, a decisão continuou desfavorável, já que foi mantida a decisão anterior, da primeira instância.

Assim, o Idec recorreu aos Tribunais Superiores (STJ e STF) em dezembro de 2006. As decisões não foram favoráveis ao Idec, não havendo mais possibilidade de recurso.

A decisão final do processo tornou-se definitiva em 12.05.2009.

Os pedidos de restituição de Adriano Augusto M. Corbelli, José Roberto Fraia, Rosa Kimie Miyahara Kaneko e Rubens Airton Silva Capassol foram julgados procedentes e habilitados no processo de falência do Consórcio Credicon. Porém, não há previsão para o início dos pagamentos dos credores habilitados, tendo em vista que a falência ainda está em fase de liquidação.

Categoria: