Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Escassez de água: o que mais o consumidor pode fazer?

Em tempos de racionamento velado de água os consumidores se perguntam o que mais podem fazer para economizar este importante recurso. O Idec lista na sequência alguns mitos e dicas para reciclagem de resíduos que impactam a falta de água    

separador

Atualizado: 

30/10/2014
Descartar X Lavar objetos duráveis
 
Com a  falta de chuva no Sudeste,  estabelecimentos comerciais de algumas cidades vêm sugerindo a troca de objetos duráveis, como pratos e talheres, por descartáveis. Eles alegam menor consumo de água. Afinal, não é preciso lavar os descartáveis, somente jogá-los fora. 
 
É importante lembrar que nesse caso, estamos focando em apenas um ponto de todo o “ciclo de vida” do utensílio - no caso, a lavagem. Essas ações diminuem a água visível (da lavagem do prato, por exemplo) mas não consideram que na produção e na “vida” do objeto descartável, tem muita água incorporada: na produção, nas embalagens, no descarte, nos sacos para colocá-los para o descarte e na própria reciclagem. 
 
Isso não significa que estamos defendendo o  uso irrestrito do vidro, numa luta “vidro vs plástico”, mas mostrando que as ações devem ser pensadas como um todo e não de forma pontual.
 
Lavar ou não antes de descartar materiais para coleta seletiva?
 
Essa é uma grande “polêmica sustentável”, mas para o descarte de material reciclado alguns pontos importantes devem ser considerados, como a limpeza dos mesmos. O termo exato é “limpeza” porque não é necessário lavar, com água, sabão ou detergente. Uma sugestão legal é deixar os materiais na pia enquanto lava e enxagua a louça. 
 
As indústrias têm que economizar também? 
 
Com essa história da falta d’água, o ônus sempre cai sob os consumidores. Em geral, as estatísticas mostram esse lado. Mas, e o consumo de água pelas indústrias e pela agricultura? Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), 70% da água doce extraída em todo o mundo é usada pela agricultura, enquanto 20% é usada na indústria e apenas 10% é utilizada para consumo municipal. Para a agricultura a água é fundamental, é preciso verificar se não existe desperdício de água doce na rega das plantas. O mesmo vale para as indústrias, alternativas como água de reúso e captação de água da chuva são alternativas interessantes.
 
Pegada Hídrica
 
Um bom indicador para saber se estamos consumindo recursos demais é a (PH) Pegada Hídrica. Ele analisa o uso da água de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor. A PH de um indivíduo, comunidade ou empresa é definida como o volume total de água doce utilizado para produzir os bens e serviços consumidos por uma pessoa, comunidade ou produzidos pelas empresas. O Brasil tem a 4º maior PH no ranking de Pegada Hídrica, só perdendo da China, Índia e Estados Unidos, segundo relatório de 2011 do Institute of Water Education da UNESCO
 
Veja abaixo alguns exemplos de quanto se consome de água por consumidor em outros itens do nosso dia a dia: 
 
Carne: 15.415 litros/kg
Alface: 237 litros/kg
Chocolate: 17.196 litros/kg
Cafezinho: uma xícara de café exige 140 litros d'água. Mas se forem adicionados leite e açúcar ao café, e se um copo de plástico for empregado para servir a bebida, "a pegada hídrica" de uma xícara de café passará para 200 litros.
 
Saiba mais sobre a Pegada Hídrica aqui.
 
Veja uma lista com diversos produtos e quanto eles consomem de água para sua produção aqui (em inglês). 
 
Outras sugestões para reciclagem: 
 
- Melhore sua relação com o resíduo: deixá-lo limpo e “bonito” é uma forma de tornar o resíduo atraente e não um “lixo” sujo, imundo e fedido. 
 
- Não atraia baratas e outros insetos: limpar o lixo significa afastar insetos, pois estes são atraídos pelos restos de alimentos que ficam grudados nas embalagens, principalmente os lácteos. Outro ponto importante a ser considerado é que, em muitas cidades, quando há programas de coleta seletiva, o caminhão passa apenas uma vez por semana, tempo mais que suficiente para atrair esses “bichinhos”.
 
- Ajude o processo de reciclagem: os materiais recicláveis costumam ir para cooperativas de catadores, ou seja, são manipulado por pessoas. Deixá-los limpos ajuda o trabalho delas e o processo de reciclagem em si. Afinal, não lavar as embalagens antes implica na utilização de muito mais água no processo industrial para retirar o resíduo que “secou” no material.   
 
Confira esta reportagem do site Planeta Sustentável com algumas dicas sobre o tema. 
 
Outras ações que organizações e movimentos estão fazendo em prol da conservação da água:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Saiba mais:
 
 
 
 
 
 
 
 

Talvez também te interesse: