• RECEBA NOSSOS INFORMES
  • 27 de junho de 2016

Dicas & Direitos

Informações úteis para o seu dia a dia

Filtrar conteúdo por tema:

tamanho do texto -A +A normal

Direitos do Consumidor

Vai fazer compras pela internet? Veja dicas para fugir do mau negócio

Conferir os dados do vendedor e desconfiar de ofertas muito extraordinárias são alguns dos cuidados que o consumidor deve ter

Comprar sem sair de casa, com preços mais em conta e em melhores condições de pagamento são algumas das vantagens que fazem com que cada vez mais consumidores optem pelas lojas virtuais ao invés das físicas. Só que usufruir dessas facilidades requer pesquisa e cuidado para evitar fraudes e outros problemas.
 
Veja abaixo algumas dicas do que prestar atenção para não fazer com que a comodidade se torne uma verdadeira furada.
 
Antes da compra
 
- Pesquise muito bem a idoneidade da loja online.
 
 - Confira se o site disponibiliza informações como CNPJ, endereço físico, telefone, canais de contato direito com o consumidor (chat, e-mail e SAC).
 
- Se nenhum dado estiver disponível, desconfie: empresas idôneas costumam ter esses atributos; já quem não tem intenção de atender adequadamente o consumidor ou é uma empresa de ocasião, geralmente não os possui.
 
- Cheque se a loja possui muitas reclamações nos órgãos de proteção ao consumidor de seu estado, como o Procon, e consulte se a empresa se inscreveu na plataforma consumidor.gov.br.
Caso esteja, verifique o índice de solução das demandas e a satisfação com o atendimento.
 
- Recebeu um e-mail com promoções inacreditáveis de uma loja desconhecida? Não clique! Eles podem conter arquivos maliciosos que se instalam no computador e capturam senhas bancárias, por exemplo.
 
- Nunca, em nenhuma hipótese, realize compras em computadores de uso público, como lan houses, bibliotecas, cybercafés etc.
 
Na hora da compra
 
- Em geral, produtos online costumam ter o preço mais em conta. Mas isso não quer dizer que os descontos serão fora do normal. Por isso, desconfie de ofertas muito abaixo da média.
 
- Leias as entrelinhas, pois em caso de produtos com redução de valores por defeito, a informação deve ser prévia e clara.
 
- Exija seus direitos! O consumidor tem o direito de exigir que os produtos lhe sejam vendidos exatamente pelos preços e condições anunciados na mídia, cartazes ou outros meios.
 
No pagamento
 
- Antes de informar qualquer dado bancário, verifique se você está navegando em um site seguro. Para saber, confira se na barra de endereço do navegador web aparece a imagem de um cadeado.
 
- Após o efetuar o pagamento, acompanhe a fatura do cartão e, ao verificar  qualquer problema, comunique imediatamente à administradora ou banco.
 
Na entrega
 
- Anote o prazo prometido no site e o emitido na nota fiscal da compra. Esses documentos ajudam a comprovar eventuais falhas da empresa.
 
- Ao perceber um atraso, entre em contato o mais breve possível com o fornecedor para questionar o paradeiro do produto e verificar se o atraso é justificado ou se é decorrente de negligência da empresa.
 
- O atraso na entrega caracteriza descumprimento de oferta. Assim, o consumidor pode escolhe entre o cumprimento forçado da entrega, ou a desistência da compra, com direito à restituição da quantia antecipada, incluindo o valor pago pelo frete, até eventuais perdas e danos.
 
- Compras realizadas fora do estabelecimento comercial dão ao consumidor o direito de desistir da compra em até sete dias após o recebimento do produto, sem custo para ele e sem a necessidade de justificativa, desde que o produto não tenha sido utilizado (é o chamado “direito de arrependimento”).
 
Fonte: Idec 
Avalie este conteúdo
  • Nenhum comentário, seja o primeiro.

Deixe o seu comentário


  • Caracteres restantes: 1000
  • 1. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.
  • 2. O Idec não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários, que não são revisados. Havendo necessidade, o Idec reserva-se o direito de eliminar comentários em desacordo com o propósito do site.
  • 3. Se, por mais de uma vez, forem descumpridas quaisquer regras contidas na presente Política ou forem verificadas ilegalidades, o comentário será automaticamente excluído do website do Idec. A qualquer instante, o sistema de inclusão de comentários poderá ser cancelado sem necessidade de aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
  • 4. Os comentários não poderão conter os seguintes itens: banners publicitários; websites que façam vendas online; material pornográfico; palavras de baixo calão; informação sobre atividades ilegais e/ou incentivo ao crime; atividades ilegais incluindo menores de 18 anos (de acordo com o disposto no artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente); material depreciativo; ofensivo e/ou mentiroso; propaganda política referindo-se a candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes; utilização do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilegal; convite à participação em atividades de concursos, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas.
  • 5. A presente Política contendo as condições de uso dos comentários no website do Idec é regida pela legislação vigente da República Federativa do Brasil. Os usuários submetem-se ao Foro exclusivo da Comarca da Capital do Estado de São Paulo para dirimir quaisquer questões porventura incidentes.
  • 6 .O usuário deve fornecer informações verdadeiras, exatas, atuais e completas quando efetuar o registro no formulário para realizar um comentário. Essas as informações são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
  • 7. Os usuários declaram concordar com todas as condições descritas acima.
Limite de 256 caracteres. Enviar por e-mail
Para:
Todos os campos são obrigatórios.

Filtrar por tema:

Veja também

Financeiro Serviços bancários gratuitos: saiba quais são e quem tem direito

Pouca gente sabe, mas todo brasileiro tem direito a serviços bancários sem pagar nada por isso!...

Consumo Sustentável Consumo sustentável: Como reciclar?

Existem várias formas de evitar que os nossos hábitos de consumo impactem nas mudanças climáticas....

Planos de Saúde Planos de Saúde: saiba o que fazer em caso de negativa de cobertura

A negativa de cobertura é um dos principais problemas enfrentados pelos usuários de planos de sa...

Joana Cruz na Rádio Estadão - Especial Saúde

A advogada do Idec, Joana Cruz, explica sobre as recentes pesquisas do Instituto sobre os planos de saúde...

RECEBA NOSSOS INFORMES
SIGA O
Linked.in RSS Twitter Facebook