Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Arroz: o queridinho dos brasileiros

Preparamos um especial com fatos curiosos e a importância do cultivo agroecológico do arroz que é tão importante para a nossa alimentação.

separador

Atualizado: 

08/11/2022

Tem sensação melhor do que aquele arroz branquinho fresquinho na panela pronto para ser servido com feijão e outros alimentos no prato? Se você já teve curiosidade em saber a origem do arroz e as variedades do grão, acompanhe esse conteúdo e conheça mais sobre esse alimento que é tão querido em todo o mundo. 

 

Qual a origem do arroz? 

Tão antiga é a origem do arroz na Terra que alguns historiadores arriscam dizer que ele existe por aqui desde o tempo do Gondwana um supercontinente que existiu ao sul da linha do Equador, por volta de 200 milhões de anos atrás, durante o Período Triássico, que incluía a junção de terras dos atuais continentes da Antártida, América do Sul, África, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Madagascar, Nova Guiné, Nova Caledônia, além das Ilhas Seychelles.

Após esse período, o arroz é citado em escritos de diversas sociedades. Na Grécia antiga, por exemplo, usavam a gramínea do arroz para preparar remédios estomacais e intestinais, ele ainda não era usado na alimentação.

O local de origem mais apontado pela maioria dos estudiosos é do sudoeste asiático: sul da China, Indonésia e Índia. As fases e ciclos vegetativos do arroz ditavam as estações do ano. 

E essa é uma região que aprecia muitos misticismos por trás do cultivo do arroz. Ele é um alimento tão importante, considerado símbolo da abundância. E o costume de chuva de arroz nos recém-casados surgiu na China quando o pai da noiva quis dar prova que o casal teria vida farta e promoveu uma “chuva” de arroz nos pombinhos. 

 

Quando o arroz surgiu no Brasil? 

Arqueólogos do Brasil e da Inglaterra encontraram evidências de que o arroz foi manuseado por populações indígenas do sudoeste da Amazônia há cerca de 4 mil anos atrás. 

Américo Vespúcio escreveu em suas cartas para a corte de Portugal que havia arroz nativo das espécies: Oryza longiglumis, Oryza grandiglumis e Oryza alta nos pantanais do Mato Grosso, Pará e nos lagos e pântanos da Amazônia. 

Foi com a vinda de botânicos e da capitania São Vicente que a espécie de arroz chinesa Oryza sativa L. encontrou clima e solo favoráveis e passou a ser cultivado no país. 

A produção nacional de arroz está concentrada atualmente nos estados de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. 

O cultivo de arroz irrigado, praticado na região Sul do Brasil contribui, em média, com 54% da produção nacional, sendo o Rio Grande do Sul o maior produtor brasileiro.

 

A produção brasileira de arroz

Você sabia que o Brasil é o maior produtor e consumidor de arroz fora da Ásia? Segundo a Agência Safras, na colheita comercial 2021/2022 foram produzidas cerca de 11,618 milhões de toneladas de arroz no país. A produção do cereal ocupa até o momento cerca de 1,7 milhão de hectares de áreas semeadas. 

Mas infelizmente, como a maioria das monoculturas de grandes fazendeiros, a maior parte desse volume produzido recebe agrotóxico durante a colheita. Mas como bons consumidores e cientes dos malefícios dos agrotóxicos no nosso organismo temos a opção de buscar por exemplares plantados por pequenos agricultores. 

 

MST e o arroz orgânico

Há 10 anos o Brasil lidera o ranking na América Latina como maior produtor de arroz orgânico graças ao trabalho dos camponeses e agricultores assentados pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). 

De acordo com o responsável pelo setor de comercialização da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), Martielo Webery, as famílias camponesas colheram na safra 2021/2022 mais de 15,5 mil toneladas, cerca de 310 mil sacas de 50 kg do produto, em aproximadamente 3.196,23 hectares de área plantada.

As principais variedades cultivadas organicamente são o agulhinha e cateto. Em todo o Rio Grande do Sul, a produção do cereal é feita por 296 famílias, em 14 assentamentos, que se dividem em 11 municípios gaúchos. Isso demonstra a importância e o beneficiamento econômico para estas famílias e sobretudo, a qualidade de vida em plantar e manusear alimentos sem veneno. 


 

A importância do cultivo de arroz agroecológico

Em 2022 foram autorizados o uso de 3.748 agrotóxicos no país. Alguns venenos que são banidos em outros países são despejados nas lavouras dos alimentos que vão para a nossa mesa. 

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) veiculadas pelo Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos do Uso de Agrotóxicos (2017), é estimado que apenas 2% dos casos de intoxicação por agrotóxicos no Brasil são registrados como tal. 

O restante dos casos é relacionado com outras causas ou enfermidades, desviando a atenção desse preocupante cenário, inclusive sob o ponto de vista da atuação de entes públicos nessa problemática. Essa estatística de 2017, foi a mais recente localizada no banco de dados no país. 

Os números do MST não deixam dúvidas sobre a capacidade produtiva que temos em produzir arroz sem agrotóxicos para garantir saúde no prato e no meio ambiente.

Os recursos utilizados para controle de pragas nas plantações são de fácil aquisição, manuseio e sem impacto ambiental, como por exemplo o uso de extrato da castanha com álcool, óleo de neem e a urina da vaca. 

Outro recurso bem-sucedido para um arroz ecológico é o cultivo do arroz em alagados com peixes. Eles fazem todo o trabalho de preparo do solo, fertilização e controle de

pragas e invasoras.

 

As variedades mais conhecidas de arroz:

Arroz não é tudo uma coisa só. Os cientistas acreditam que existam 140.000 variedades de arroz cultivado ao longo da história, contudo, não existe um número exato de tipos catalogados. Mas listamos aqui as principais variedades disponíveis nos mercados, armazéns e feiras no Brasil para que você experimente outras possibilidades nos preparos culinários na sua casa. 

 

  • Arroz vermelho
  • Arroz agulhinha
  • Arroz integral
  • Arroz selvagem
  • Arroz negro
  • Arroz cateto
  • Arroz arborio
  • Arroz de sushi
  • Arroz branco
  • Arroz basmati

 

Onde entra o arroz parboilizado nessa lista?

O arroz branco em casca é pré-cozido em tanques de água quente por algumas horas depois é seco e refinado. Em consequência desses processos, o grão de arroz se torna mais amarelado e menos quebradiço. O sabor característico e o tom amarelado do grão parboilizado são decorrentes da integração de parte dos elementos que vão se integrando ao interior do arroz. 

 

Receita com arroz

Ai, como foi difícil para nós pensarmos uma única receita que represente e fale tanto do arroz já que ele é tão versátil e presente nas culinárias do mundo e as cozinhas regionais do Brasil. 

Vamos fechar com Louro do Pajeú? Seu nome de batismo era Lourival Batista, nascido em 1915 e foi um dos maiores poetas populares do nordeste brasileiro. O baião de dois era o prato que embalava as rodas de conversa e de repentes na casa do artista. 

Se você ainda não preparou este prato reserve um momento e faça em casa, a sugestão é: agregue cultura, comida e afeto durante a refeição.

 

Talvez também te interesse: