Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Transporte Público sem qualidade? Peça seu bilhete de volta

Problema comum e constante em muitas cidades, a ineficiência do transporte público aliada a seguidos aumentos abusivos das tarifas resulta em crônica insatisfação das pessoas que desejam ou necessitam de um transporte coletivo rápido, seguro e eficiente.

separador

Atualizado: 

13/02/2013
Flavio Siqueira Jr.
De forma inevitável esses problemas acabam por desencadear justos protestos da população, algumas vezes até reprimida com violência pelo próprio poder público, que deveria atender a legítima necessidade de mobilidade de toda e qualquer pessoa.
 
Tratado como serviço público essencial na Constituição Federal, o transporte coletivo deve ser organizado e prestado pelo poder público de forma a assegurar a satisfação do interesse coletivo. Em quase todas as cidades brasileiras esse serviço é prestado por empresas que atuam em nome do Estado em regime de concessão. Isso quer dizer que o município ou o estado delega seu dever constitucional a uma ou mais empresas, que atuam em seu lugar no atendimento à população.
 
Nesse modelo, para que o cidadão possa usufruir de tal serviço, deve pagar uma tarifa. No momento em que alguém se utiliza de um ônibus, um metrô ou um trem, automaticamente forma-se um contrato entre o passageiro e a empresa. O passageiro paga a passagem (de forma direta ou indireta) e a empresa transporta o passageiro com a qualidade necessária à sua satisfação.
 
A primeira vista pode parecer estranho, mas em termos legais é isso mesmo que acontece: a celebração de um contrato. Quem se sentiria confortável em pagar uma conta de água se a recebesse suja em sua torneira? Ou pagaria sem problemas uma conta telefônica que traz ligações que nunca foram realizadas? O fornecimento de água, luz, gás, energia elétrica e transporte público são exemplos de serviços públicos pagos e que devemos exigir uma efetiva contrapartida.
 
Nos últimos anos importantes conquistas sociais foram refletidas em leis (Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente, Código de Defesa do Consumidor e etc.). Não podemos negar que muitas vezes as leis beneficiam mais os interesses econômicos do que os da população, mas não podemos deixar de usá-las quando estão a nosso favor.
 
Nesse contexto, o Código de Defesa do Consumidor diz que o serviço público utilizado mediante pagamento de tarifa é uma relação de consumo, sendo assim, no caso de falha na prestação do serviço, surge para o consumidor o direito à restituição imediata da quantia paga.
 
Porque não utilizar essa regra e exigir o bilhete de volta em caso de insatisfação com o serviço prestado? Falta de segurança, superlotação, descumprimento do itinerário e dos horários previstos, motorista de ônibus que não atende ao sinal de parada ou trem que para sem informar o motivo e a previsão de nova movimentação, são exemplos de má prestação do serviço.
 
Se temos o dever de pagar a tarifa para ter acesso ao transporte público, porque não exigir nossos direitos? Como cidadãos podemos protestar por melhores serviços públicos. Como consumidores podemos pedir nosso bilhete de volta.

Talvez também te interesse: