Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Campanha #OiContraQualidade pressiona a Oi e a Anatel a não anularem metas de qualidade para internet

<p class="western" style="margin-bottom: 0cm"> <em>Mais de 6 mil mensagens foram enviadas para a operadora e para a Anatel defendendo a manuten&ccedil;&atilde;o dos par&acirc;metros de qualidade do servi&ccedil;o de banda larga aprovados no ano passado pela ag&ecirc;ncia</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

01/02/2012

 Encerra-se nesta quarta-feira (01) o prazo o envio de contribuições à Consulta Pública da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que visa coletar contribuições da sociedade sobre a possível anulação das metas de qualidade do serviço de banda larga aprovadas em outubro do ano passado. A responsável pelo pedido foi a operadora de telefonia, Oi, que vem sofrendo pressão da sociedade pelo seu posicionamento contrário à melhoria do serviço de banda larga no país. 

 
O Idec, juntamente com a campanha Banda Larga é um direito seu!, enviará suas contribuições à CP, reivindicando que sejam mantidos os parâmetros de qualidade de banda larga já aprovados em outubro de 2011.
 
Mobilização entra entre os asssuntos mais comentados no twitter
 Na última sexta-feira (27), com o lançamento da campanha  que enviou mensagens para os executivos da Oi e para o canal de consulta pública da Anatel. Em menos de uma semana, mais de 6 mil mensagens foram enviadas.
 
Além disso, para dar mais destaque à campanha, o Idec e demais entidades organizaram um tuitaço,  mobilização via twitter, na última segunda-feira (30). A mobilização alcançou o primeiro lugar nos Trending Topics (ranking de assuntos mais comentados) em São Paulo e no Brasil.
 
Com a hashtag (símbolo  “#” que agrega mensagens no Twitter) #OiContraQualidade. Durante o dia foram contabilizados mais de 8.000 tweets, que direcionaram as suas mensagens para o @DigaOi, o perfil da operadora na rede social. 
 
Oi se defende 
Para se defender, a Oi criou um novo perfil no Twitter (@Oi_Informa), respondendo diretamente às milhares de críticas sobre o posicionamento da empresa. Foi criado também um hotsite publicando a resposta oficial da operadora (http://www.oiinforma.com.br/ ). Segundo o site: “Companhia defende o estabelecimento de padrões classificatórios e rankings de desempenho das empresas para divulgação transparente, que permita melhor escolha dos usuários como é feito em outros países”. 
 
A Oi tenta argumentar a inviabilidade de se estabelecer metas de qualidade para o serviço de banda larga, porém, para a advogada do Idec, Veridiana Alimonti: “A  Anatel, há anos, aprova metas de qualidade para os serviços de telecomunicações. Já há planos de metas de qualidade para a telefonia fixa, telefonia móvel e TV por assinatura, aplicáveis tanto às autorizadas em regime privado quanto às concessionárias em regime público (no caso da telefonia fixa). Os regulamentos para banda larga já vêm tarde”.
 
Veja a resposta completa da Campanha Banda Larga sobre a nota oficial da Oi: 
 
A campanha
O Idec e a campanha Banda Larga é um direito seu! Já vem organizando campanhas desde a aprovação das resoluções dos padrões de qualidade da Anatel. Na época da votação do Conselho Diretor da Agência para aprovação das resoluções, foram enviadas mais de 80 mil mensagens à Anatel, pedindo metas fortes e específicas.
 

Talvez também te interesse: