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Chega de Aperto impacta passageiros de todo o Brasil

Em dois meses de campanha, a plataforma reuniu 604 denúncias sobre o transporte público de sete cidades do País

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Atualizado: 

23/01/2014
A campanha Chega de Aperto, criada pelo Idec em dezembro de 2013, cresce mais a cada dia e conquista mais passageiros informados sobre seus direitos. A campanha começou a partir de uma pesquisa realizada pelo Idec que apresentou 146 irregularidades no transporte público de São Paulo e Belo Horizonte, tanto no ônibus como no metrô.
 
Desde o dia 9/12, o site (http://chegadeaperto.org.br) recebe denúncias, em forma de relatos e fotos, e apoios à campanha por um transporte público de qualidade. Nesta plataforma os passageiros ainda podem ler sobre seus direitos no transporte público e começar uma campanha igual em sua cidade.
 
O Idec já realizou duas ações de rua para entregar um porta-bilhete (para proteger os cartões magnéticos de pagamento das tarifas de ônibus, metrôs e trens) que traz o resumo dos direitos no transporte público e como fazer quando o cidadão tiver algum problema, como superlotação, acidente ou falha do serviço. Veja como foi aqui
 
Além de São Paulo e Belo Horizonte, mais cinco cidades já fazem parte da plataforma e constam no filtro de denúncias: Salvador, Porto Alegre, Ponta Grossa, Cotia e São Bernardo do Campo.
 
As principais queixas são: pontos de ônibus precários, estruturas do veículo quebradas (ex: assentos caídos), superlotação, atrasos, ausência de informação sobre as linhas e seus horários, má condução dos motoristas de ônibus, dentre outros. 
 
A Campanha também foi destaque em grandes veículos de comunicação como:
 
 
 
 
 
Jornal da Gazeta
 
No dia 22/12, também pudemos perceber um dos reflexos da campanha. Um trem no Rio de Janeiro descarrilou na Zona Norte impactando todo o sistema. Sem feridos, o acidente causou transtorno aos passageiros. Em reportagem ao Jornal Hoje, passageiros disseram que estavam esperando pela devolução do valor da passagem. Assista aqui
 
“Esses exemplos impulsionam a campanha e nos faz acreditar que a mobilização da população, com a exigência da passagem de volta como uma das formas de reivindicar concretamente um direito, que muitos achavam não ser possível, é um caminho para pressionar os órgãos competentes para a melhoria das condições precárias do transporte público. Essa campanha iniciada pelo Idec é de cada um. É de todos nós!”, comemora o pesquisador do Idec João Paulo Amaral.
 
Além da imprensa, as mídias sociais são aliadas importantes. Alguns perfis que existem exclusivamente para replicar informações sobre problemas e atrasos no metrô e na CPTM divulgaram a plataforma Chega de Aperto para transformar a insatisfação dos seguidores em protesto:

 

 
A página no Facebook “Diário da CPTM” compartilhou uma atualização do perfil @UsuariosmetroSP que informa que os seguidores tem conseguido as passagens de volta depois de problemas no transporte.
 
 

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