Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Em conferência nacional, Idec discute acesso à alimentação saudável e adequada

Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional debate políticas públicas para ampliar acesso à comida de verdade no Brasil, que saiu do mapa da fome e entrou no mapa da obesidade

Compartilhar

separador

Atualizado: 

04/11/2015
Começa hoje (3/11) em Brasília (DF) a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, evento realizado a cada quatro anos para discutir políticas públicas sobre o tema no país. 
 
O Idec participa do evento, que acontece até sexta-feira (6) e receberá cerca de 2 mil representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal para debater os avanços e os obstáculos para a promoção da alimentação saudável e adequada nas diferentes realidades do país.
 
Na abertura da conferência ocorre uma palestra com a ativista indiana Vandana Shiva, reconhecida internacionalmente por sua luta pela preservação da biodiversidade e pela defesa da soberania sobre as sementes e os alimentos.
 
Como membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o Idec participa como delegado da conferência - o que significa que tem direito a voto sobre as propostas em discussão. 
 
Representado pela nutricionista e pesquisadora Ana Paula Bortoletto, o Instituto também realiza atividades paralelas, como debates sobre obesidade infantil. 
 
Fome x obesidade
 
Com o lema Comida de Verdade no Campo e na Cidade, a Conferência pretende discutir formas de ampliar o acesso à alimentação saudável no Brasil, que vive um período de transição do padrão alimentar: o país saiu do mapa da fome do mundo, mas entrou no mapa da obesidade. 
 
Mais da metade dos brasileiros (52%) está acima do peso e 17,9% estão obesos, segundo dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, realizada em 2014. Em 2006, o índice era de 42,6% com excesso de peso e 11,8% de obesidade, de acordo com a mesma pesquisa, o que mostra um crescimento acelerado do problema.
 
O excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças do coração. 
 
Para saber mais, assista ao vídeo do Consea sobre o tema:
 

Talvez também te interesse: