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Entidades pedem que a Coca-Cola informe seus consumidores de forma eficiente

<div> Em apoio a uma campanha continental da Consumers International, Idec pressiona que a Coca-Cola Brasil adote o sem&aacute;foro nutricional em todas as bebidas comercializadas no pa&iacute;s</div>

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Atualizado: 

17/11/2014
Hoje, 16/10, dia Mundial da Alimentação, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a CI (Consumers International) e outras entidades de defesa do consumidor da América Latina lançaram uma campanha regional pedindo que todos os produtos da Coca-Cola sejam rotulados seguindo o modelo do “semáforo nutricional”, em uso no Reino Unido voluntariamente e por força da lei no Equador.
 
Participe da campanha da América Latina aqui.
 
O semáforo nutricional é uma proposta de rotulagem defendida pelas entidades de defesa do consumidor do mundo todo, incluindo a Consumers International, pois contribui para a melhor compreensão dos consumidores sobre a composição dos alimentos industrializados.
 
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) encaminhou, no dia 29/9, uma carta para o presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa, solicitando que a empresa adote no Brasil o mesmo padrão de rotulagem nutricional que foi implantado no Reino Unido, o semáforo nutricional. A resposta da empresa não foi satisfatória para o Instituto pois não assegura a informação nutricional de forma clara ao consumidor.
 
A Coca-Cola do Reino Unido anunciou em setembro que irá adotar, de forma voluntária, a proposta de rotulagem na parte frontal das embalagens de seus produtos vendidos no país. Esse modelo foi proposto pelo governo britânico e, ainda que voluntário, já foi adotado por diversas empresas. O Equador se tornou recentemente o primeiro país da América Latina a utilizar o sistema de rotulagem com semáforo nutricional para alertar consumidores sobre teores de gordura, açúcar e sal. 
 
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