Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec discute no Consea novo Guia Alimentar

<div> Na ocasi&atilde;o foram discutidas tamb&eacute;m a pesca artesanal e a agricultura familiar</div>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

16/06/2014
O Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) realizou no fim de maio a sua XIV Plenária, que teve como tema "O papel da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar na Segurança Alimentar e Nutricional" e contou com a participação do Idec. O Instituto foi representado foi pela pesquisadora Ana Paula Bortoletto. O evento marcou o início da nova gestão de dois anos do Conselho, com novos representantes, conforme publicação no Diário Oficial da União. 
 
As compras institucionais foram valorizadas como importante estratégia para aumentar o consumo de pescado artesanal, como por exemplo, nas compras do Programa de Alimentação Escolar. Representantes de associações de pescadores artesanais fizeram relatos de experiência sobre o tema.
 
Também durante a plenária, foi aprovada uma recomendação do Consea ao Ministério da Saúde para que a nova edição do Guia Alimentar para a população brasileira seja pautada pela progressiva realização do Direito Humano à Alimentação Adequada em todas as suas dimensões e no fortalecimento da diversidade da cultura alimentar brasileira.
 
Após um ano de discussões e vários eventos sobre o tema, o Consea aprovou uma exposição de motivos, documento elaborado e amplamente discutido pelos conselheiros e que apresenta recomendações sobre Transgênicos, que será encaminhada para a Presidente da República. 
 
Os próximos temas que serão tratados no CONSEA em 2014 são: 
 
Agosto: Ano Internacional da Agricultura Familia, Camponesa e Indígena
 
Setembro: Nutrição e educação alimentar
 
Novembro: Abastecimento alimentar em grandes centros, cidades médias e metrópoles e agricultura urbana e periurbana
 
Saiba mais
 
 
 
 
 

Talvez também te interesse: