Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec lança Plataforma e Manifesto dos Consumidores para Rio+20

<div> <em>Documento traz propostas para que governos se comprometam com a&ccedil;&otilde;es concretas para mudan&ccedil;a de padr&otilde;es de produ&ccedil;&atilde;o e consumo. J&aacute; o manifesto permite que consumidores enviem suas ideias que contribuem para um planeta mais ssustent&aacute;vel</em></div> <div> &nbsp;</div>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

14/06/2012
No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Idec, em conjunto com organizações do FNECDC (Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor), a CI (Consumers International - federação que reúne mais de 220 entidades de defesa do consumidor de diversos países e outras organizações da sociedade civil) lançam a Plataforma dos Consumidores pelo Consumo Sustentável para a Rio+20.
 
O texto, disponível aqui, traz dez propostas para que os governos se comprometam com ações concretas para a mudança de padrões de produção e consumo. Retomando o que já foi acordado há 20 anos, na Eco92, a Plataforma reitera a necessidade de governos garantirem uma estrutura legal e institucional necessária para apoiar efetivamente mudanças para produção e consumo sustentável. Além disso, o estímulo para inovação e desenvolvimento de mercados sustentáveis também são medidas fundamentais que devem ser tomadas pelo governo. 
 
Organizações do Brasil, México, Espanha, Chile, Argentina, República Dominicana, Bolívia e Cuba já assinaram a Plataforma e agora os consumidores também podem participar assinando a petição com as propostas apresentadas no documento, que será entregue à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e à presidente da República, Dilma Rousseff, durante a Rio+20.
 
Para a coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn, faltam políticas públicas integradas e regulação eficaz que incentivem novos padrões de produção e consumo e obrigue as empresas a fornecerem informações claras e adequadas ao consumidor sobre os impactos socioambientais de produtos e serviços.
 
“É necessário que o governo incentive o setor produtivo a mudar seus modelos de negócio e a ofertar produtos e serviços mais sustentáveis para todos, sem discriminação”, defende Lisa. 
 
Para  tornar as ações efetivas, os governos devem se comprometer a implementar todas as medidas que foram discutidas no passado, incluindo a plena implementação da Seção G das Diretrizes das Nações Unidas para Proteção dos Consumidores e os programas sobre o SCP (Produção e Consumo Sustentável). 
 
“Pelo Consumo Sustentável, Eu Consumo Diferente”
Além da Plataforma, o Idec lança o manifesto Pelo Consumo Sustentável, Eu Consumo Diferente para que os consumidores possam responder livremente à pergunta: “como é o seu consumo diferente?”. As pessoas poderão deixar propostas e conselhos sobre como colocar em prática hábitos mais saudáveis tanto para o indivíduo como para o planeta.
 
As mensagens também poderão ser enviadas pelo Twitter com hashtag: #EuConsumoDiferente
 

Talvez também te interesse: