Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa do World Nutrition Rio2012

<em>Evento tem como objetivo discutir os desafios e crises da nutri&ccedil;&atilde;o em sa&uacute;de p&uacute;blica</em>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

07/05/2012
O Idec participa entre os dias 27 e 30 de abril do World Nutrition, congresso mais importante sobre alimentação e nutrição em saúde coletiva do mundo na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). A programação completa está no site oficial do World Nutrition.
 
Este ano, o tema do congresso é “Nutrição Mundial: Conhecimento, Política e Ação”. O evento tem como objetivo discutir os desafios e crises da nutrição em saúde pública. A Declaração do Rio sobre Nutrição em Saúde Pública, base para políticas racionais e programas eficazes, também entrará em pauta. No final do evento, as propostas e acordos firmados contribuirão para a implantação de políticas públicas racionais e ações efetivas nessa questão. 
 
Para discutir os desafios e crises da nutrição em saúde pública, a programação está dividida em seis áreas: sistemas alimentares justos e com diversidade alimentar, políticas de alimentação e nutrição, meio ambiente e segurança alimentar e nutricional para todos, determinantes e ameaças à saúde, estratégias e intervenções de sucesso e natureza e fortalecimento da nutrição em saúde pública.
 
Diretrizes para as Américas
Durante o evento, será lançada a publicação  “Recomendações da Organização Pan-Americana de Especialistas da Saúde para Promoção e Publicidade de alimentos e bebidas não-alcoólicas para crianças nas Américas”. O documento foi elaborado com base nas discussões do congresso “Comercialização de Alimentos para Crianças nas Américas: Questões de Implementação”, realizado no ano passado e que contou com a participação do Idec
 
Ele traz recomendações para os governos da América, com informações básicas e evidências científicas sobre a promoção e publicidade de alimentos para crianças - ação vista como um problema de saúde pública.
 
Atividades
No World Nutrition, a advogada do Idec, Mariana Ferraz, será moderadora do simpósio “O papel da legislação e da regulação na manutenção e melhoria da alimentação e nutrição em saúde coletiva”. O seminário discutirá a regulamentação obrigatória da composição de alimentos, publicidade e marketing. Será analisado como a ação pode promover uma alimentação saudável e atividade física durante tod a vida. 
 
O Idec também participará do debate sobre “Parcerias público-privadas em alimentação e nutrição em saúde coletiva”, onde será discutido até que ponto essas parcerias podem melhorar ou até mesmo causar danos à alimentação e nutrição em saúde coletiva.
 
Workshop
O workshop sobre “Como maximizar o impacto das organizações da sociedade civil nas políticas públicas” contará com a participação da gerente de mobilização do Idec, Graziela Tanaka. 
 
A reunião vai falar sobre as razões pelas quais organizações da sociedade civil são ou não efetivas em influenciar a opinião pública e políticas oficiais. Por fim, será exibido um guia de orientação para que os movimentos da sociedade civil e organizações sejam mais efetivos na formulação, implementação e monitoramento de políticas de alimentação e nutrição coletiva.
 

Talvez também te interesse: