Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Nutricionista do Idec participa de relatório da ONU

A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) reconhece em documento a luta do Brasil contra a fome

Compartilhar

separador

Atualizado: 

15/10/2014
A ONU (Organização das Nações Unidas) lançou em setembro seu primeiro relatório sobre segurança alimentar e nutricional no Brasil. O país é um dos sete estudos de caso específicos analisados pela FAO. Por ter reduzido em 50% o número de pessoas que passam fome, segundo a ONU,o país aparece como modelo na promoção de experiências como transferência de renda, compras diretas para aquisição de alimentos e capacitação de pequenos produtores. 
 
Ana Paula Bortoletto, nutricionista e pesquisadora do Idec e pesquisadora também no Núcleo De Pesquisas Epidemológicas em Nutrição e Saúde da USP (Universidade de São Paulo), foi convidada juntamente com seu orientador, professor Carlos Augusto Monteiro, a escrever um artigo sobre a transição alimentar e nutricional no Brasil. A participação deles pode ser lida a partir da página 82. Acesse o relatório aqui.
 
O relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil – Um Retrato Multidimensional  foi lançado paralelamente ao relatório anual da Organização, O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2014.  Pessoas em situação de insegurança alimentar têm acesso restrito à comida, ou seja, comem de maneira difusa e não têm como saber quando será a próxima refeição.
 
O documento sobre o caso brasileiro aborda as estratégias de governança adotadas para garantir o acesso de todos à alimentação, além de uma análise sobre a produção e disponibilidade de alimentos e outros aspectos como saúde. Para ilustrar o sucesso das medidas brasileiras, a FAO reuniu diversos indicadores da segurança alimentar, entre eles o Indicador de Prevalência de Subalimentação. Esta medida é empregada pela FAO há 50 anos para dimensionar e acompanhar a fome em nível internacional. Hoje, o Brasil  tem 3,4 milhões de brasileiros que passam por insegurança alimentar, o que representa 1,7% da população brasileira. A porcentagem de 5% é o limite estatístico determinado que representa se um país superou o problema da fome.
 
Saiba mais sobre o relatório aqui.
 
Com informações do portal de notícias da ONU no Brasil.  
 
 

Talvez também te interesse: