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Planos de saúde lideram reclamações no Idec há 11 anos, diz advogada

Advogada do Instituto Joana Cruz participa de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados, em Brasília

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Atualizado: 

11/04/2013
A advogada do Idec, Joana Cruz, afirmou na tarde desta quarta-feira que os planos de saúde são os campeões de reclamações há 11 anos nos atendimentos feitos pela entidade e seus associados. Ela avaliou que o setor só não lidera as queixas nos Procons porque esses órgãos não atendem a usuários de contratos coletivos, caso da maioria dos usuários de planos.
 
Segundo a advogada, que participa de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, as principais reclamações recebidas pelo Idec são, nesta ordem: negativa de cobertura; reajuste abusivo; demora de atendimento; e desligamento sem justificativa. 
 
"O mais preocupante é que a negativa de cobertura viola não só preceitos de proteção a vida, mas vários artigos do Código de Defesa do Consumidor", alertou. A principal recusa das operadoras, conforme o Idec, é para consultas, seguida da cirurgia bariátrica.
 
Números do setor
Por outro lado, o diretor-executivo da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), José Cechin, apresentou números positivos do setor. Ele informou que a média de consultas anuais de quem tem plano de saúde é 5,3 contra 3,5 de quem não tem. Cechin também disse que 95% dos pedidos para autorização de exame são atendidos.

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