Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Conheça as diferenças e semelhanças entre as drogarias e as farmácias

As drogarias são estabelecimentos de dispensação* e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais, já as farmácias  são estabelecimentos de manipulação de fórmulas magistrais e oficiais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação* e o atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente.

separador

Atualizado: 

25/07/2011

Drogarias:

As drogarias são estabelecimentos de dispensação* e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais (art. 4º, XI, Lei 5.991/73). Portanto, a diferença é significativa, porque o aspecto comercial nas drogarias é predominante; na prática, por exemplo, a manipulação ou o fracionamento de medicamentos não é permitido na drogaria.

Farmácias:

Farmácias são estabelecimentos de manipulação de fórmulas magistrais e oficiais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação* e o atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.


Semelhanças:

Em ambos os estabelecimentos, de acordo com a Lei 5.991/73 – art.15, é obrigatória a presença de farmacêutico durante todo o seu período de funcionamento do local.

E também uma lei Municipal deve estabelecer as condições para funcionamento de drogarias e farmácias, tais como distância entre elas, sistema de plantão em fins de semana e feriados, plantão 24 horas, entre outras situações de peculiar interesse do Município.

*dispensação é um ato típico do farmacêutico que consiste na substituição de um medicamento por outro que foi prescrito e orientação sobre a dosagem, a interação com outros medicamentos, conhecimento das reações adversas e conservação e armazenamento adequado do produto.

Talvez também te interesse: