Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa de eventos no Rio de Janeiro para debater sistemas alimentares, cidades e mudanças climáticas

Compartilhar

separador

Atualizado: 

21/10/2022
Janine Coutinho no Fórum Global
Janine Coutinho no Fórum Global

Nos últimos dias 18 e 19 de outubro, estivemos no Rio de Janeiro para participar de dois painéis nos eventos Diálogos Futuro Sustentável, promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e pela Embaixada da Alemanha no Brasil, e no 8º Fórum Global do Pacto de Milão para uma Política Alimentar Urbana. Em ambas ocasiões, o Idec foi representado por Janine Alberti Coutinho, Coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável. 

 

8º Fórum Global do Pacto de Milão sobre Política Alimentar Urbana

O primeiro painel, Global ao local: da sindemia global ao circuitos curtos de alimentos saudáveis e sustentáveis, tratava da ligação direta entre obesidade, má nutrição e emergência climática e defendia boas práticas como o comércio justo e o fortalecimento da  agroecologia. Nele, levamos o conceito de Sindemia Global como um problema diretamente vinculado à uma má alimentação e listamos recomendações e soluções a partir de diferentes dimensões dos sistemas alimentares. 

 

Diálogos Futuro Sustentável - Clima e Consumidores

Na nossa segunda participação, no evento Diálogos Futuro Sustentável - Clima e Consumidores, levamos a discussão sobre como o consumidor é um agente de mudança em direção a sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. O evento foi independente, mas realizado em sinergia com o Pacto de Milão. Neste evento, falamos sobre a co-responsabilidade entre consumidores, sociedade, empresas e poder público na transformação dos padrões e produção e consumo. E levamos exemplos da nossa mobilização por uma política de rotulagem mais compreensível, transparente e com informações adequadas. 

 

O que é o Pacto de Milão 

Ambos os debates trazem a urgência de pensar sistemas alimentares e cidades, em congruência com a temática do Pacto de Milão. O Pacto de Milão para a Política Alimentar Urbana foi inicialmente concebido durante a Cúpula do C40 em Joanesburgo, em 2014, pelo então Prefeito de Milão. O texto do documento foi redigido em colaboração com várias cidades e em consulta com a União Europeia (UE) e as Nações Unidas (ONU), especificamente através da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O texto final foi apresentado em outubro de 2015, numa cerimônia oficial em Milão, e foi inicialmente assinado por 100 cidades. Este ano, o Fórum Global do Pacto de Milão aconteceu no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

Talvez também te interesse:

Durante a reunião, em 29 de junho, o presidente da Câmara Arthur Lira se comprometeu a colocar pauta em votação para discutir a lista de procedimentos da ANS.

Durante a reunião, em 29 de junho, o presidente da Câmara Arthur Lira se comprometeu a colocar pauta em votação para discutir a lista de procedimentos da ANS.