• RECEBA NOSSOS INFORMES
  • 24 de abril de 2014

O que é

Associação de consumidores independente

O Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - é uma associação de consumidores fundada em 1987. Não possui fins lucrativos. É independente de empresas, governos ou partidos políticos. Os recursos financeiros para o desenvolvimento de suas atividades têm sua origem nas contribuições dadas pelos seus associados, na vendas de assinaturas da Revista do Idec e outras publicações, além da realização de cursos. O Idec também desenvolve projetos que recebem recursos de organismos públicos e fundações independentes. Esse apoio não compromete a independência do Instituto.

 
O Idec é membro pleno da Consumers International, uma federação que congrega mais de 250 associações de consumidores que operam no mundo todo. O Instituto faz parte do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor - criado para fortalecer o movimento dos consumidores no Brasil - e da Abong (Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais). O Idec também participa de diversas redes temáticas nacionais e internacionais.
 

 

Missão do Idec

A missão do Idec é promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo, com total independência política e econômica. 
 
Para isso, o Idec tem como objetivos contribuir para:
 
• Que seja atingido o equilíbrio ético nas relações de consumo;
• A implementação e o aprimoramento da legislação de defesa do consumidor e de matérias correlatas;
• A repressão ao abuso do poder econômico nas relações de consumo e nas demais relações
   jurídicas correlatas;
• A melhoria da qualidade de vida, especialmente no que diz respeito à melhoria da qualidade
  dos produtos e serviços.
 
Para o Idec, o conceito de consumidor não se restringe àqueles que participam do mercado, exercendo seu poder de compra, mas abrange também os que não conseguem acesso a bens e serviços essenciais, por falta de poder aquisitivo.
 
Meta-missão: Contribuir para que todos os cidadãos tenham acesso a bens e serviços essenciais e para o desenvolvimento social, o consumo sustentável, a saúde do planeta e a consolidação da democracia na sociedade brasileira.

Transparência

O Idec publica anualmente relatórios que descrevem as principais atividades realizadas e o balanço social da instituição. Confira:

Eu apoio o Idec

Junte-se à luta pelos direitos dos consumidores. O Idec é feito por pessoas como você!

“Acredito que com o Idec e outras entidades de defesa do consumidor, as empresas estão sendo mais cautelosas. Sempre vejo notícias de órgãos como o Idec tentando barrar na Justiça práticas abusivas. Os fornecedores sabem que não é mais tão fácil moldar o mercado do jeito que querem.”

Hélio da Silva Junior - engenheiro de software
RECEBA NOSSOS INFORMES
SIGA O
Linked.in RSS Twitter Facebook