• RECEBA NOSSOS INFORMES
  • 18 de janeiro de 2017

O que faz

Luta pela proteção e defesa dos consumidores

Informa os consumidores

Por meio de seu site, um dos mais completos portais de defesa do consumidor, publica notícias e demais informações para que os consumidores se previnam ou solucionem problemas relacionados ao consumo. Os associados dispõem de conteúdos exclusivos.

Orienta

Orienta e informa seus associados e os consumidores sobre seus direitos  para que se previnam de problemas utilizando o Código de Defesa do Consumidor. Os associados podem se dirigir ao Idec pessoalmente, por carta, telefone, fax ou e-mail. O Idec orienta associados em todo o Brasil, além de oferecer o recurso no portal, pelo canal Idec Orienta.

Testa produtos e serviços e realiza pesquisas

Testa comparativamente e avalia produtos e serviços. Os produtos testados são comprados em estabelecimentos comerciais, sem prévio aviso. O Idec não aceita presentes ou doações de empresas. Os trabalhos são conduzidos por técnicos especializados e os testes são realizados em laboratórios reconhecidos por sua alta qualidade. Os testes não têm caráter de certificação e o Idec não permite que as empresas façam propaganda com os resultados divulgados. Para garantir sua credibilidade e isenção, o Idec não atesta qualquer empresa ou produto. 

Representa os consumidores

O Idec representa os interesses dos consumidores em diversos espaços: comitês, comissões e câmaras técnicas.

Edita a Revista do Idec - Pioneira sobre direitos do consumidor

Pioneira sobre direitos do consumidor, a revista é distribuída bimestralmente aos associados do Idec e, assim como qualquer dos seus meios de comunicação, não veicula nenhum tipo de publicidade, seja de empresas, seja de governos. Além da Revista, o Idec edita livros que permitem aos consumidores obter informações complementares quanto a seus direitos, segurança e saúde.

Move ações judiciais coletivas em defesa do consumidor

Quando o diálogo não funciona, o Idec vai à Justiça. Sejam ações contra empresas ou governos, os beneficiários são seus associados, como um todo, ou grupo de associados. São movidas, também, ações civis públicas que beneficiam todos os consumidores, toda a sociedade. O Idec não promove processos que tenham interesse apenas individual.

Emite boletins informativos

Semanalmente, associados e não associados recebem por e-mail as principais notícias sobre temas de grande relevância para o interesse coletivo dos consumidores e da sociedade como um todo.

Eu apoio o Idec

Junte-se à luta pelos direitos dos consumidores. O Idec é feito por pessoas como você!

"Após ouvir de amigos elogios às ações do Idec em defesa dos direitos do consumidor, passei a acompanhar suas atividades por meio de seu site. E em janeiro deste ano tornei-me associado para poder apoiar essas ações."

José Silva - consultor de marketing
RECEBA NOSSOS INFORMES
SIGA O
Linked.in RSS Twitter Facebook