Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Dados do Idec mostram que o consumidor brasileiro é o que menos sabe identificar no rótulo os nutrientes dos alimentos industrializados

Separador

Atualizado: 

29/05/2013
Estudo compõe pesquisa da Consumers International, com nove países, para mobilizar os Estados membros da OMS a implementar as recomendações do Plano de Ação, apresentado, hoje, em Genebra, na Assembleia Mundial de Saúde
 
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulga os dados brasileiros, da pesquisa global, coordenada pela Consumers International (CI), em nove países, incluindo Europa, Ásia, África e Américas, sobre a rotulagem nutricional de alimentos industrializados.
 
Foram apresentados para consumidores, imagens de alimentos industrializados populares sem e com uma informação nutricional simples. No caso do Brasil, foram quatro tipos de biscoitos ‘cream cracker’.
 
Mais de três mil consumidores responderam a um ‘quis’, que demonstrou os desafios enfrentados na escolha de uma dieta saudável. O Brasil, entre os três países com maior número de participantes (786), foi o que obteve o pior resultado, apenas 28% de acertos, considerando a possibilidade de avaliar os níveis de nutrientes dos biscoitos.
 
No entanto, quando o mesmo produto continha informação clara e consistente na parte frontal da embalagem, a partir do ‘semáforo nutricional’, a porcentagem de acertos na identificação da quantidade de gordura e sal foi de 84%, um valor três vezes maior ao comparar com as respostas sem o semáforo. 
 
A quantidade de acertos aumentou ainda mais, chegando a mais de 90%, quando o semáforo nutricional foi utilizado para comparar um produto com o outro. 
 
“Quanto ao açúcar, no Brasil as indústrias não são obrigadas a declarar o valor desse nutriente no rótulo, o que torna a tarefa de escolher opções mais saudáveis mais difícil. O ‘quiz’ não permitiu reproduzir exatamente a análise dos rótulos feita pessoalmente, porém trouxe resultados importantes em relação ao uso e o entendimento do ‘semáforo nutricional’ na embalagem”, explica a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto.
 
Semáforo Nutricional
Os rótulos do tipo ‘semáforo nutricional’ foram baseados em uma proposta da Agência de Regulação de Alimentos do Reino Unido: a cor vermelha indica que os alimentos são ricos em açúcar, sal, gordura saturada e gordura; amarela indica níveis médios; e verde indica nível baixo.
66ª Assembleia Mundial de Saúde, em Genebra
 
Os resultados obtidos pela CI e seus membros serão apresentados aos Estados integrantes da OMS (Organização Mundial de Saúde), na tarde desta quarta-feira (22/5), na 66ª Assembleia Mundial de Saúde, em Genebra. Os membros da OMS serão convidados a ratificar, implementar e ir além das recomendações relacionadas à alimentação do ‘Plano de ação global da OMS para a prevenção e controle de doenças não-transmissíveis’. O ‘quiz’ ficou aberto no portal do Idec colhendo respostas do Brasil de 22 de abril a 5 de maio.
 

Resumo dos resultados





País

Participantes

Resposta correta para sal/açúcar/gordura SEM o semáforo

Resposta correta para sal/açúcar/gordura COM o semáforo

Todos

3386

42%

90%

Brasil

786

28%

84%

Canadá

131

60%

96%

Holanda

791

43%

90%

Hungria

224

33%

91%

Indonésia

70

37%

77%

México

221

47%

83%

Eslovênia

925

35%

85%

Reino Unido

207

50%

94%

Zimbabwe

31

39%

94%

 
Participação das organizações de consumidores:
• Brasil - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) www.idec.org.br
• Canadá - consommateurs Opção www.option-consommateurs.org
• Países Baixos - Consumentenbond www.consumentenbond.nl
• Hungria - Associação dos Consumidores consious www.tudatosvasarlo.hu
• Índia - Consumer VOZ http://consumer-voice.org
• Indonésia - Yayasan Lembaga Konsumen Indonésia (YLKI) www.ylki.or.id
• México - El Poder del Consumidor (México) www.elpoderdelconsumidor.org
• México - Colectivo Ecologista Jalisco www.cej.org.mx
• Eslovénia - Zveza Potrosnikov Slovenije (ZPS) www.veskajjes.si
• Reino Unido - Consumers International www.consumersinternational.org
• Zimbabwe - Conselho de Consumidores de Zimbabwe http://www.ccz.org.zw/
 
Mais informações