Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec pede recall dos produtos envolvidos na Operação Carne Fraca

Separador

Atualizado: 

20/03/2017
Em carta encaminhada hoje ao Ministro da Agricultura, Instituto solicita informações de forma ampla e clara sobre as mercadorias envolvidas na fraude
 
Nesta segunda-feira (20), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) encaminhou ofício ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, e ao presidente diretor presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, solicitando informações sobre os produtos fraudados na Operação Carne Fraca. 
 
O Instituto também pede em carta o recall imediato das mercadorias até que sejam sanadas as falhas do processo produtivo e da fiscalização que colocam em risco a saúde e a segurança dos consumidores brasileiros e estrangeiros.
 
Para o Idec, tais medidas são de caráter emergencial e se justificam pelos fatos amplamente noticiados sobre a investigação até então realizada. “As afirmações das autoridades públicas são suficientes e devem motivar a determinação legal de recolhimento desses produtos identificados pelos seus fabricantes, sob pena de omissão estatal”, diz o documento.
 
Além do recall dos produtos, o Instituto solicita que sejam fornecidas aos consumidores, de forma ampla, clara e precisa, a descrição das marcas, número de lotes, locais de apreensão e outros dados que identifiquem esses produtos fraudados.
 
“Esperamos que mais informações sobre os detalhes da Operação Carne Fraca sejam trazidas a público para que os reais riscos que os consumidores brasileiros e de outros países sejam expostos. Além disso, é fundamental que a investigação sobre as fraudes e esquemas de corrupção que envolvem a vigilância sanitária brasileira dentro e fora do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento se intensifique para a garantia da saúde e segurança do consumidor”, declara a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto.