Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec protocola pedido de reunião do Conselho Municipal para discutir medidas de transportes adotadas pela Prefeitura de SP

Separador

Atualizado: 

06/01/2017
Reajuste no valor da integração do transporte coletivo, aumento da velocidade nas marginais de São Paulo e liberação de carros no corredor da Avenida Nove de Julho são exemplos destas medidas
 
Em carta assinada, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com outros 20 conselheiros do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito, solicita a realização de uma reunião extraordinária do Conselho para discussão das medidas adotadas pela prefeitura de São Paulo. O documento protocolado foi enviado à Secretaria Municipal dos Transportes.
 
O requerimento se dá em virtude de diversos projetos que a Prefeitura vem implementando, como o aumento de velocidades nas marginais, a liberação de carros no corredor da Avenida 9 de Julho e o reajuste no valor dos bilhetes de integração de transporte público ônibus-metrô. Elici Bueno, Coordenadora Executiva do Idec, comenta que as medidas noticiadas terão impacto negativo, como acréscimo no tempo de viagem nos corredores de ônibus e acréscimo no custo da viagem para a maioria dos consumidores paulistanos que utilizam a integração. Segundo Rafael Calabria, pesquisador em Mobilidade Urbana do Idec, “essas medidas ocorreram sem diálogo com a sociedade e sequer com embasamentos que justifiquem algumas destas implantações”. 
 
Além do Idec, assinaram a carta, conselheiros de todas as regiões da cidade, de pessoas com deficiência, de idosos, de sindicatos, de estudantes, de ciclistas, de meio ambiente e de três entidades de taxistas. Os conselheiros esperam que a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes oficialize para a próxima semana a reunião, com publicação no Diário Oficial do Município, conforme artigo 8º do Regimento do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito.