Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec solicita prioridade aos ônibus na avenida 9 de Julho

Separador

Atualizado: 

12/04/2017
Em carta, Instituto destaca que liberação de veículos no trecho do corredor é prejudicial aos passageiros
 
Na última segunda-feira (10), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) encaminhou carta à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Prefeitura de São Paulo e Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, solicitando que os ônibus voltem a ter prioridade no viaduto Plínio de Queiroz, localizado na avenida Nove de Julho, centro da capital paulista.
 
No fim de março, o local passou a ser liberado para todos os carros, mesmo sem passageiros. Segundo o pesquisador em mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria, a liberação de veículos no trecho do corredor é prejudicial. 
 
“Durante o período em que a prioridade ampla foi dada aos ônibus, a velocidade de circulação dos coletivos aumentou quase 30%, de 15,6 km/h para 20 km/h, agilizando a viagem para o usuário, e os carros não tiveram uma piora sensível no trânsito”, diz Calabria.   
 
No ofício encaminhado, o Idec ainda destaca que a medida contraria a prioridade que o transporte coletivo deve ter segundo as leis municipais e federais vigentes, como o Plano Diretor Municipal de SP (Lei Municipal nº 16.050/2014) e a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012). 
 
O Instituto aguarda resposta e espera que os órgãos reavaliem a decisão, em respeito à legislação vigente. Além disso, reforça que é fundamental priorizar o transporte coletivo no viaduto Plínio de Queiroz. “São cerca de 54 mil passageiros, contra os 31 mil transportados pelos carros que transitam pelas outras 2 faixas”, reforça o pesquisador.