Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Site “Mapa de Feiras Orgânicas” do Idec ganha novo layout e funcionalidades

Separador

Atualizado: 

16/04/2015

Novo site agora reúne localização de produtores, associações e cooperativas e permite maior interação com o usuário. De 2012 para 2014 número de feiras cadastradas subiu 340%, o que reforça o crescimento do setor.

Em 24 de março, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) coloca no ar o site “Mapa de Feiras Orgânicas”. O Mapa, uma ferramenta de busca rápida, com objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável em todo Brasil, ganhou novo layout e algumas funcionalidades.

Agora, além de mapear e cadastrar feiras orgânicas e grupos de consumo responsável, também possibilita a inclusão de informações de produtores, associações e cooperativas de produtos orgânicos e agroecológicos. A mudança permite uma maior proximidade entre consumidores e produtores, diversificando as possibilidades de compra de produtos orgânicos e encurtando o caminho do alimento até à mesa.

Lançado em 2012, a relevância do site de Mapa de feiras Orgânicas tem crescido ano após ano. Em dezembro de 2014, o número de feiras cadastradas cresceu cerca de 340%, em comparação com 2012. Há dois anos, eram 119 feiras e 29 grupos de consumo. Hoje, são mais de 413 feiras e 49 grupos de consumo cadastrados na ferramenta. Outro número importante está na quantidade de pessoas que acessam o site por mês: mais de 10 mil pessoas. De acordo com o cadastro, já são mais de 130 cidades em 24 estados do Brasil com feiras orgânicas.

“Como o foco da ferramenta é a localização de alimentos orgânicos de forma rápida e cada vez mais próxima dos consumidores, a iniciativa tem tudo para facilitar o acesso a esse tipo de produto, e também baratear seu custo, na medida em que ampliamos as possibilidades de compra. Essa compra, seja diretamente do produtor ou por meio das feiras, grupos de consumo e associações facilita a compra de produtos mais frescos e possibilita ao consumidor conhecer como e onde são produzidos aqueles alimentos”, avalia Renata Amaral, pesquisadora em Consumo Sustentável do Idec.

O Mapa de Feiras Orgânicas tem o apoio da Oxfam International e sua nova versão será apresentada no dia 24 de março, na Feira Noturna do Produtor Orgânico do Parque da Água Branca, às 19h.

Outras novidades do site

Além da atualização do layout e inclusão de novas funcionalidades, agora também é possível colaborar e interagir com a ferramenta por meio do envio de comentários, fotos e avaliação de itens. Mais fácil de navegar e com foco no encontro de pontos próximos ao consumidor, o Mapa agora também conta com interface de fácil utilização em celulares e tablets.

No site, o consumidor ainda pode encontrar o endereço de feiras especializadas e grupos de consumo responsável, informações de horários de funcionamento e dos produtos regionais encontrados nesses locais. Além disso, o mapa mostra quais são as frutas, verduras e legumes da estação em cada região.

SERVIÇO
Apresentação Novo Mapa de Feiras Orgânicas do Idec
Quando: 24/03/15 - às 19h
Onde: Feira Noturna do Produtor Orgânico do Parque da Água Branca - Av. Prof. Francisco Matarazzo, 455 – zona Oeste – São Paulo (próximo à estação Barra Funda do metrô)