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Caso Real

Voo cancelado

Com muita insistência e a ajuda do Idec, associada resolveu problema a Azul

Associada precisou ligar inúmeras vezes para a Azul Linhas Aéreas e enviar muitos e-mails para que a empresa reembolsasse os gastos que ela teve por conta de um voo cancelado

Conta misteriosa

Associada conseguiu cancelar conta corrente aberta no Banco do Brasil sem sua autorização.

Associada seguiu orientações do Idec e conseguiu que o Banco do Brasil cancelasse cadastro aberto em seu nome sem autorização


Em um belo dia de 2023, a enfermeira aposentada e associada do Idec Maria Salete G. de Campos, de São Paulo (SP), recebeu pelo correio um cartão de crédito do Banco do Brasil (BB). Achou estranho, pois não era correntista e não o havia solicitado, mas como estava ocupada tratando um problema dentário, o guardou na gaveta.

Por que não?

Prevent Senior cobriu exame que não estava no rol da ANS após associada enviar carta sugerida pelo Idec.

Associada que teve exame pré-operatório negado pela Prevent Senior não aceitou a recusa e, com orientação do Idec, conseguiu que o procedimento fosse coberto por seu plano de saúde

Cobrança inesperada

Associada faz acordo com rede de hotéis que ameaçou negativá-la se não pagasse dívida indevida

Com suporte do Idec, associada consegue chegar a um acordo com rede de hotéis que ameaçou colocá-la no cadastro negativo se não pagasse uma dívida (indevida) referente a um título remido

Taxa surpresa

Associada do Idec consegue dinheiro de volta após cobrança de taxa alfandegária não informada pela AliExpress

Associada do Idec comprou um multiprocessador na AliExpress, mas para liberá-lo no aeroporto precisava pagar uma taxa alfandegária e mais o frete interno. O problema é que isso não tinha sido informado previamente

Plano impagável

Associada segue orientação do Idec e consegue que Bradesco Seguros cancele reajuste abusivo.

Associada utilizou plataforma Consumidor.gov.br, recomendada pelo Idec, e conseguiu que Bradesco Seguros cancelasse reajuste por mudança de faixa etária abusivo


A servidora pública federal e associada do Idec Ednalva Maria Andrade de Souza Alvarez é cliente antiga da Bradesco Seguros: seu plano de saúde foi contratado no ano 2000. Nunca teve grandes problemas com a empresa, até ser surpreendida, em julho de 2022, por um reajuste de 89,46% na mensalidade por conta da mudança de faixa etária (ela fez 60 anos).

Devolução de cobrança

Associada conseguiu estorno de multa abusiva da academia após ter cancelado seu plano.

Orientada pelo Idec, associada conseguiu estorno de parte da multa abusiva cobrada pela academia Bodytech por ter cancelado seu plano antes do prazo

Cobrança esquisita

Idec faz estudo detalhado sobre “sanfonamento” em conta de água e ajuda associado.

Idec faz estudo detalhado sobre "sanfonamento" em conta de água e ajuda associado a receber o que pagou a mais

Negociação bem-sucedida

Com ajuda do Idec, IPT contrata plano de saúde com ótimos benefícios para seus usuários.

Com respaldo do Idec, entidades de representação dos empregados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) conseguiram contratar um plano de saúde com ótimos benefícios para os usuários

Teste de paciência

Associado teve de esperar três meses para receber reembolso da Amil.

Consumidor de 84 anos teve de esperar três meses para receber reembolso da Amil. Somente após orientação do Idec e registro de reclamação no Consumidor.gov.br, a operadora parou de enrrolá-lo


Em 4 de maio deste ano, o aposentado e associado do Idec Henrique Júlio Schiftan, 84 anos, de São Paulo, precisou fazer uma cirurgia oftalmológica para curar uma catarata. Na mesma semana, a equipe de seu médico encaminhou um pedido de reembolso à sua operadora de plano de saúde, a Amil, no valor de R$ 5.561,37.

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