Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Meio Ambiente

Consumo sustentável

Idec foi a Paris participar da 2ª rodada de negociações do Tratado do Plástico, que pretende acabar com a poluição causada por esse material

Idec participa de segundo encontro para elaboração do Tratado do Plástico, a convite da Consumers International. A seguir, contamos como foi e quais os próximos passos

A seca fabricada

IMAGEM DE DESTAQUE Lei paulista recém-aprovada diminui áreas de vegetação em propriedades rurais e pode colocar em risco o já frágil equilíbrio do ciclo da água, agravando a crise hídrica no Estado

Trânsito para a água

Por Araci Martins Musolino e Ana Maria Domingues Luz, diretoras do instituto GEA (Ética e Maio Ambiente), ONG especializada em educação ambiental, minimização de resíduos, reciclagem e coleta seletiva do lixo
O consumo e o descarte aumentam assustadoramente, deixando um rastro crescente de resíduos. A grande geração de lixo resulta não só do aumento do poder aquisitivo e do crescimento populacional, mas também do desperdício - o que significa aumento no consumo de recursos naturais e degradação ambiental crescente.

Pneus e interesses econômicos

Anualmente, 40 milhões de pneus são jogados fora no Brasil. Apesar desse número exorbitante, mais pneus usados são importados pelo País todos os anos. O motivo da importação é a indústria de remoldados (pneu reformado que utiliza como matéria-prima de 50% a 70% de um pneu usado e custa até 40% menos que um novo). Resultado: os pneus usados dentro do Brasil viram lixo no meio ambiente enquanto principalmente a Europa se livra deles, enviando para cá.  

agrotóxicos

Pesticidas ainda mais tóxicos? Não, obrigado

Após manifestação realizada em junho por cerca de 20 mil agricultores, o Ministério da Agricultura anunciou um compromisso que incluía, além da concessão de créditos e prorrogação de dívidas, a flexibilização das regras para a importação de agrotóxicos do Mercosul. Felizmente essa proposta que só ameaçava a saúde do consumidor foi esquecida.  

Caminhando e cantando

O grande vilão do meio ambiente nas grandes cidades é o automóvel. Os carros liberam gás carbônico e são os maiores responsáveis pela poluição do ar. O problema pode ter sim solução, e o transporte público, como atestado em Curitiba e Bogotá, tem chances de ser uma das resoluções para a questão.

Direito à informação aguarda 2012

Somente a partir de 2012 será possível descobrir se a matéria-prima que entra no País é ou não é transgênica. Essa foi a definição do MOP 3 (Terceiro Encontro das Partes) do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança a respeito da identificação clara de cargas transgênicas.

Rio São Francisco

Vento Moribundo

A questão da transposição do rio São Francisco vem sendo muito discutida. De um lado o governo ressalta que a transposição do rio levará água para 12 milhões de pessoas no Nordeste. Do outro lado, ambientalistas e opositores do projeto que contestam esse número, afirmando que já que na região vivem apenas 4 milhões de habitantes. No meio, está o maior afetado: o consumidor!

Agrotóxicos

Alimentos monitorados

Durante três anos, o Inmetro monitorou os níveis de agrotóxicos em nove tipos de alimentos que são consumidos diariamente pelos brasileiros. Os resultados das amostras revelam que 28% apresentaram irregularidades em relação à presença de resíduos e 83% apresentaram produtos agrotóxicos não autorizados para aquela cultura.

Para esquentar menos o planeta

 

O IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), órgão ligado à ONU, lançou uma serie de relatórios sobre os avanços e consequências do aquecimento global. Um dos relatórios prevê que até 2100 a temperatura do planeta se eleve entre 1,8° C e 4° C. Esse aumento da temperatura pode implicar, entre muitas outras consequências, a elevação do nível do mar entre 18 cm e 58 cm.  

Páginas

Subscrever RSS - Meio Ambiente