Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Teste

Metas não atingidas

Mais críticas do que elogios

Para o cientista político Marcello Fragano Baird, o ponto positivo dos acordos para a redução de sódio é ter colocado a questão em debate. Porém, a partir do estudo que ele realizou a pedido do Idec, foi possível identificar vários pontos negativos no processo. Veja, a seguir, os principais:

Quanto tem de sal?

Fabricantes respondem

O Idec notificou todas as empresas fabricantes dos alimentos testados. Veja, a seguir, as respostas daquelas cujos produtos apresentaram problemas de rotulagem e que se pronunciaram dentro do prazo estabelecido pelo Idec.

• Amélia: informa que não encontrou em suas análises um valor que corresponda ao encontrado pelo Idec para a margarina da marca; solicita data de fabricação e lote para que possa prestar esclarecimentos.

Quem contaminou o meu queijo?

IMAGEM DE DESTAQUE FÁCIL DE CONTAMINAR

O queijo minas frescal é muito suscetível à contaminação. “O alto teor de gorduras e de proteínas é um prato cheio para as bactérias, que se alimentam desses nutrientes. E, além disso, a umidade típica do lácteo facilita a proliferação dos microrganismos”, explica Diversi. Não é à toa que vários testes e estudos acadêmicos de diferentes instituições sempre identificam amostras não conformes.

Agrotóxicos

Perigo oculto

IMAGEM DE DESTAQUE Teste realizado pelo Idec com 53 alimentos industrializados detecta resíduo de agrotóxico não registrado no Brasil em uma das amostras. Além disso, foi identificada uma série de irregularidades no rótulo dos produtos

Chá com bolo(r)

O que fazer com o pneu velho pode não parecer uma grande preocupação, mas descartar esse produto em qualquer local pode acarretar graves problemas para o meio ambiente e consequentemente para o ser humano. Queimar o produto, apesar de ser prática comum, não é o mais adequado, pois libera substâncias cancerígenas no ar. Saiba o que fazer com o seu pneu.

Vegetais

Comodidade que não compensa

Teste do Ide apontam que a melhor alternativa para o consumidor é higienizar os produtos antes do consumo. De 25 amostras de alimentos prontos para consumo analisadas, nove tinham coliformes fecais.

Cadeiras infantis

Ela segura, mas nem sempre é segura

Os pais que possuem carro e desejam levar seus filhos em segurança se preocupam muito com a qualidade das cadeirinhas para carros. O Inmetro, diante de uma série de pedidos de teste de cadeiras infantis para veículos, criou um programa de certificação voluntária para o produto. Entre as irregularidades verificadas está o manual inadequado.

Embalagens

Vazamento em potes plásticos

Depois de teste realizado com os potes plásticos, o Idec concluiu que deve haver normas específicas para esse tipo de produto. O teste avaliou a capacidade dos potes em reter produtos líquidos sem vazamentos, os SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor) e a rotulagem. O teste concluiu também que potes de forma redonda apresentam menos vazamento do que os de forma quadrada.

escadas metálicas

Cuidado para não cair

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) realizou um teste com as escadas metálicas para verificar sua segurança. O Instituto analisou oito produtos e verificou que nenhum dos fabricantes respeita por completo a norma NBR 13430 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que regula o projeto e a fabricação do produto, e tampouco o Código de Defesa do Consumidor.

Filtros

Água para beber

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), realizou uma série de testes com os produtos qualificados para melhorar a qualidade de água, mais conhecidos como filtros. O resultado foi que o consumidor deve ficar atento, pois a água que sai do filtro pode não ser própria para consumo.

Páginas

Subscrever RSS - Teste