Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Desencalhe a etiqueta! Idec lança vídeo da campanha de eficiência energética veicular

Mesmo existente há quatro anos, a etiqueta que mede o gasto de combustível dos carros ainda não é utilizada conforme dita a regra. Isso porque a etiqueta é voluntária e as montadoras não se comprometeram a ponto de dar esse direito a informação ao consumidor. Assine a petição para que as montadoras sejam obrigadas a apresentar a etiqueta veicular

Compartilhar

separador

Atualizado: 

24/07/2012
Saber o quanto seu carro consome de combustível e o quanto ele emite de poluentes que contribuem para a má qualidade do ar e de gases causadores das mudanças climáticas. Apesar de a informação ser direito de todos os consumidores, na hora de comprar um veículo não é possível, hoje, saber tais dados.
 
Por isso o Idec acaba de divulgar o vídeo da campanha “Desencalhe a Etiqueta” lançada durante a Rio+20 para relembrar a importância de que a etiquetagem de eficiência energética veicular, que por enquanto é voluntária, se torne obrigatória.
 
Confira aqui o vídeo da campanha:
 
 
 
 
Dentro do governo há um decreto sendo redigido para obrigar os fabricantes de automóveis a assumirem o compromisso de, até 2017, produzir novos carros com motores adaptados a emitir 25% menos gás carbônico. Se não cumprirem, estariam condenadas a pagar impostos mais altos.
 
Para o Idec, o Governo Federal age certo ao estabelecer metas de eficiência energética e emissões de gases de efeito estufa para os veículos no Brasil, pois o consumidor reduzirá gastos com combustíveis e as emissões de seu veículo. “Mas é preciso ir além e garantir o acesso do consumidor às informações sobre eficiência energética e emissões veiculares, tornando o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) compulsório no curto prazo”, afirma a coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn. “O direito do consumidor à informação deve ser respeitado e ele deve ter uma ferramenta pela qual possa orientar a sua compra, privilegiando os veículos mais eficientes”, completou.
 
Mesma fabricante, padrões diferentes
Pesquisa realizada pelo Idec, publicada em maio desse ano, verificou que as empresas praticam duplo padrão: nenhuma das 14 montadoras avaliadas informa para os consumidores brasileiros a eficiência energética e as emissões dos veículos comercializados no País, enquanto 13 montadoras, das 14 avaliadas, fornecem informações sobre esses aspectos aos consumidores em seus países de origem e/ou nos websites globais das empresas.
 
> Saiba mais e ajude a divulgar: Campanha Desencalhe a Etiqueta!

Talvez também te interesse: