Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Papel da regulação de alimentos na prevenção de doenças é tema de evento

Apresentação de cases internacionais e publicações integraram a programação do seminário que contou com propostas envolvendo sociedade civil, indústria e governo

Compartilhar

separador

Atualizado: 

22/12/2014
No dia 12/1, o Idec promoveu o seminário internacional “Alimentação na prevenção de doenças crônicas". Na pauta do evento, foi discutido o papel das políticas públicas e da regulação sobre alimentação e nutrição para a prevenção de doenças crônicas (como obesidade, hipertensão e diabetes) e o envolvimento da sociedade civil nesse processo. A maior participação social nos espaços de regulação e a influência dos interesses da indústria de alimentos em contraste com os interesses da saúde pública também foram colocadas em foco. Outro ponto apresentado foi o desafio de entender quais medidas regulatórias seriam mais adequadas para o Brasil - por mais que algumas medidas possam ser válidas para muitos países, deve-se considerar que boa parte das empresas transnacionais que controlam a produção de alimentos no mundo todo são as mesmas. Medidas estas pensadas frente as peculiaridades de políticas públicas brasileiras, como as políticas nacionais de alimentação e segurança alimentar, a constituição federal e o código de defesa do consumidor.
 
A ocasião também foi palco do lançamento da publicação “Publicidade de alimentos não saudáveis: os entraves e as perspectivas de regulação no Brasil”. Esta é a segunda publicação dos “Cadernos Idec - Série Alimentos”, que integra um projeto de avaliação da eficácia de políticas públicas e da regulação de alimentos no Brasil e se encontra disponível para download AQUI. Além disso, na ocasião, o Idec também apresentou os resultados de pesquisas do Instituto sobre rotulagem de alimentos e o trabalho feito em relação aos acordos voluntários para redução de sódio em alimentos.
 
“O evento foi um sucesso pois conseguimos colocar em debate questões importantes sobre políticas de alimentação que nem sempre são abordadas. Muito se fala sobre o aumento da obesidade e de outras doenças crônicas e de ações individuais de prevenção, mas pouco sobre as políticas públicas necessárias para mudar essa situação, como a regulação da publicidade de alimentos, a taxação de bebidas açucaradas e a presença de informações nos rótulos dos alimentos que ajudem o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis”, declarou Ana Paula Bortoletto, pesquisadora em alimentos do Idec.
 
O seminário foi transmitido online para mais de 500 internautas e contou com a presença de cerca de 300 pessoas, incluindo participantes como profissionais de saúde, pesquisadores, representantes dos governos federal, estaduais e municipais, do poder legislativo, Procons, entidades civis de defesa do consumidor e outros. Além disso, recebeu atores internacionais no tema, como Lizbeth Tolentino, pesquisadora em ciências médicas do Instituto Nacional de Saúde Pública do México e Marisa Macari, da ONG mexicana de defesa do consumidor “El Poder del Consumidor”.

Saiba mais:

>Idec lança publicação sobre a regulação da publicidade de alimentos não saudáveis

 
 
 

Talvez também te interesse: