Idec continua recebendo relatos da falta de água em São Paulo

01/08/2014
Campanha "Tô Sem Água" é prorrogada até que Arsesp e Sabesp respondam à população

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) decidiu nesta sexta-feira (01/08/14) prorrogar a campanha "Tô sem água" - que recebe relatos de falta de água no Estado de São Paulo. A campanha continua até que os órgãos competentes apresentem respostas para a população.

No dia 30/07/14, o Instituto enviou carta para Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e Governo de São Paulo com dados de aproximadamente 500 relatos coletados em um mês de campanha. E até o momento não recebeu nenhuma resposta oficial.

O Idec pede que a agência reguladora cobre da  Sabesp uma  prestação de serviço adequada e que respeite os direitos básicos dos consumidores, principalmente o direito à informação, o mais rápido possível.

"O Instituto recebeu uma média de 14 reclamações por dia, ou seja, está evidente que o racionamento está ocorrendo. Acreditamos que os dados da campanha foram e continuam sendo extremamente importantes, por este motivo  vamos manter este canal aberto até que a população seja formalmente comunicada sobre a falta de água", afirma a advogada do Idec e responsável pela campanha, Claudia Almeida.

Tô Sem Água
No dia 26/06/14 o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), iniciou a campanha "Tô sem água" que tem a finalidade de mapear as localidades que estão sofrendo com a falta d'água. A campanha terminaria no dia 31/07, mas o Instituto decidiu prorrogar a campanha por tempo indeterminado, pois a população ainda não está com o abastecimento normalizado e a Sabesp e o Governo do Estado continuam negando o racionamento.

Até hoje, 1º de agosto, foram registrados 543 relatos. Destes, 73% afirmam que falta água a noite, 9% de manhã, outros 13% durante o dia e a noite todos, e 5% somente a tarde.

A frequência da falta de água ficou distribuída assim: todos os dias, uma vez por dia - 73%; mais de uma vez por semana - 17%; mais de uma vez por dia - 5% ; 1 vez por semana -  3%;  uma vez por mês - 1%; mais de uma vez por mês - 1%.

De acordo com os relatos, as regiões mais afetadas com a falta de abastecimento de água são, respectivamente são: a zona Oeste (24%), Norte (23%), Sul (20%), Leste (25%) e Grande São Paulo (8%). Outro dado alarmante é que 59% dos participantes percebem comprometimento na qualidade de água fornecida.

Mais informações sobre a campanha: http://www.idec.org.br/especial/to-sem-agua

O Idec é uma associação de consumidores que não possui fins lucrativos. Promove, desde 1987, a educação, a conscientização e a defesa dos direitos do consumidor, por relações de consumo mais justas. Sem vínculos com governos, partidos políticos ou empresas, mantém sua independência pela contribuição de pessoas físicas. Membro da Consumers International e integrante do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor e da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.