Idec lança aplicativo para facilitar acesso dos consumidores a feiras orgânicas

15/03/2016
Em homenagem ao Dia Mundial do Consumidor, app Mapa de Feiras Orgânicas facilita a localização dos pontos de comercialização e traz novidades em relação ao site criado pelo Instituto; receitas saudáveis e sustentáveis e geolocalização são os principais destaques deste lançamento.

Nesta terça-feira (15), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realiza o lançamento do aplicativo Mapa de Feiras Orgânicas. A iniciativa é fruto da parceria do Idec com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da campanha Brasil Saudável e Sustentável. Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o aplicativo tem como objetivo facilitar o acesso a alimentos orgânicos, produzidos localmente e comprados direto do produtor.

Conforme explica a nutricionista do Instituto, Ana Paula Bortoletto, a ferramenta traz novidades em relação ao site Mapa de Feiras Orgânicas (lançado em 2012 com o apoio da Oxfam Internacional). “Além de localizar o ponto mais próximo com a ajuda da geolocalização, ele identifica onde o usuário está no momento e traça rotas para chegar ao local escolhido. Ou seja, ficou mais fácil procurar uma feira orgânica. Também é possível acessar receitas saudáveis e sustentáveis com alimentos regionais”, explica Bortoletto.

Com este lançamento, o Idec reforça o seu papel na promoção da alimentação adequada e saudável e na garantia do direito à informação. De acordo com a nutricionista “muitos consumidores teriam preferência pelos orgânicos se eles fossem mais baratos e se houvessem mais locais de comercialização próximos de suas residências”. Por isso, o instituto preocupa-se em informar e mobilizar  toda a população sobre os benefícios desse tipo de alimento por meio dessas ferramentas e de outras atividades que fazem parte da Campanha +Orgânicos

Vale ressaltar que o aplicativo e o site Mapa de Feiras são iniciativas do Idec como parte do seu programa sobre alimentação saudável e sustentável. A atualização desses canais é feita de forma colaborativa. Produtores e consumidores podem cadastrar novas feiras ou informar locais já existentes. “O aplicativo ainda não possui as informações sobre grupos de consumo responsável, associações ou cooperativas de produtores orgânicos, mas esses dados continuam no site e o aplicativo será atualizado para incluí-las posteriormente” finaliza Bortoletto.

Mais informações sobre o aplicativo do Idec, gratuito para celulares com Android e iOS, estão disponíveis no site: http://feirasorganicas.idec.org.br/baixe-nosso-app/