Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Confira agenda do Idec na Rio+20

<div> <em>Palestra sobre consumismo infantil, apresenta&ccedil;&atilde;o da Plataforma dos Consumidores e do Manifesto pelo consumo sustent&aacute;vel est&atilde;o entre as a&ccedil;&otilde;es do Instituto na Confer&ecirc;ncia da &nbsp;ONU sobre Desenvolvimento Sustent&aacute;vel</em></div> <div> &nbsp;</div>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

15/06/2012
O Idec participa entre os dias 13 a 22 de junho da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), no Rio de Janeiro. A Conferência tem como objetivo assegurar um comprometimento político para o desenvolvimento sustentável, abordar os novos desafios emergentes, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável.
 
“Para o Instituto é muito importante participarmos da Rio+20, pois é um momento histórico para dialogarmos sobre ações concretas para uma transição justa para  padrões mais sustentáveis de produção e consumo”, explica a pesquisadora do Idec, Adriana Charoux. O Instituto acredita que, para o consumidor fazer sua parte, é preciso que ele tenha mais informação e acesso às alternativas mais sustentáveis que dependem muito mais de mudanças estruturais do que de sua força de vontade individual.
 
Cúpula dos Povos
Paralelamente à conferência oficial da ONU, acontece a Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental. Esse espaço organizado pela sociedade civil global reune redes e grupos da sociedade civil de diversos países entre os dias 15 e 23 de junho, no Aterro do Flamengo, também no Rio de Janeiro. A Cúpula dos Povos será um espaço para a sociedade civil questionar a pauta oficial da Rio+20, considerada insatisfatória  para lidar com a crise do planeta, causada pelos atuais modelos de produção e consumo.
 
Durante a reunião, fóruns e debates organizados e/ou apoiados pelo Idec acontecerão em diversas regiões da cidade. Não deixe de conferir as atividades do Idec na Rio+20!
 
Consumismo Infantil, Publicidade e Sustentabilidade
Logo no primeiro dia da Rio+20 (13/6), a advogada do Idec, Mariana Ferraz, dará uma palestra às organizações credenciadas da ONU no Side Event: “Consumismo Infantil, Publicidade e Sustentabilidade”, das 11h30 às 13h na sala T5 do Riocentro. O evento foi organizado pelo Idec e pelo Instituto Alana em parceria com a Aliança pela Infância, o CFP (Conselho Federal de Psicologia), o Instituto Akatu e o Movimento Infância Livre. 
 
Preocupados com a saúde das crianças, em maio deste ano, Idec e Alana enviaram uma carta ao governo cobrando a regulação da publicidade infantil e pedindo que as recomendações feitas pela Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) sejam colocadas em prática no Brasil. 
 
Fórum para discussão de produção e consumo sustentável
Entre os dias 13/6 (das 12 às 20h30), 14/6 (das 8h30 às 21h30) e 15/6 (8h30 às 18h30) acontecerá na Rua do Rosário a “Global Research Forum - Sustainable Cosumption and Production”. A oficina fará um balanço dos últimos 20 anos de pesquisas e práticas em sustentabilidade e estilos de vida, além de ações para agenda efetiva de produção e consumo sustentável. Apoiado pelo Idec, o evento reunirá pesquisadores, educadores e ativistas de todo o mundo para essa discussão. 
 
Idec na Rua: Cúpula dos Povos
Equipe e voluntários do Idec explicarão como o Instituto funciona e darão dicas de consumo sustentável durante a “Cúpula dos Povos” dos dias 17 a 22/6 no Estande 42, Aterro do Flamengo (próximo às quadras de basquete e pista de skate na Altura do Hotel Novo Mundo).
 
Dos dias 17 a 22 de junho, o Instituto circulará pela Cúpula dos Povos com um banner gigante itinerante onde os consumidores poderão escrever seus recados para os governantes que participam da Rio+20. As mensagens que chegarem pelo Twitter com a hashtag #Euconsumodiferente, também serão inseridas no banner. A ação ocorrerá das 9h às 19h.
 
Vozes dos Consumidores na Rio+20
No dia 18/6, das 15h30 às 17h, no “Side Event: Vozes dos Consumidores na Rio+20”, o Idec apresentará a Plataforma dos Consumidores e o Manifesto pelo consumo sustentável. Com a colaboração de entidades e consumidores do mundo todo, o documento traz dez propostas para que os governos se comprometam com ações concretas para a mudança de padrões de produção e consumo. O evento será aberto apenas aos participantes credenciados para a conferência e acontecerá no Rio Centro, Pavilhão T, Sala 10.
 
“O direito à cidade sustentável e o impacto dos megaeventos”
Organizado pelo Instituto Pólis, o debate "O direito à cidade sustentável e o impacto dos megaeventos" abordará de que maneira a Copa e as Olimpíadas interferem nas cidades que sediam eventos de grande porte.
 
Durante a reunião que acontecerá no dia 19/6, o Idec levantará os questionamentos que fez durante a campanha #FifaBaixaBola. O monopólio da Fifa, a restrição da liberdade de escolha dos consumidores, a interferência nos arranjos comerciais locais e a ausência de responsabilidade da Fifa estarão entre os assuntos abordados pelo Instituto. O evento acontecerá das 14h às 16h30 no Planetário - Rua. Vice-Governador Rubens Berardo, nº100, na Gávea.
 
Ação de Rua: Campanha "Desencalhe a Etiqueta"
Durante a Rio+20, o Idec promoverá no dia 20/6, uma ação em que a etiqueta da campanha "Desencalhe a Etiqueta" percorrerá as ruas do Rio de Janeiro conscientizando os consumidores da importância da etiquetagem veicular, sobre consumo de combustível e emissão de poluente. O evento acontecerá das 11h às 13h na Cúpula dos Povos, Aterro do Flamengo, e das 14h às 16h no Largo da Carioca, Centro.
 
Marcha Global
Uma marcha organizada pela sociedade civil na luta pelo desenvolvimento sustentável acontecerá no dia 20/6 às 15h na Avenida Rio Branco X Presidente Vargas. 
 
Oficina de Faxina Ecológica
Para mostrar dicas de como fazer produtos de limpeza ecológicos a base de limão, bicarbonato de sódio e vinagre, o Instituto promoverá a Oficina de Faxina Ecológica. Pela programação parcial da Cúpula, a Oficina deve ocorrer no dia 21/6, das 11h às 14h, na Tenda nº 24, Aterro do Flamengo.
 
Debate contra a Obsolência Programada na Mostra de Filmes
No dia 22/6, acontecerá um Debate contra a Obsolência Programada na Cúpula dos Povos. Organizado pelo Idec e pela Abong (Associação Brasileira de Organizações não Governamentais), durante a reunião será exibido o filme "The light bulb conspirancy" da diretora, Cosima Dannoritzer. O evento acontecerá das 13h às 15h no Museu da República, Rua do Catete, nº153.
 
 
 

Talvez também te interesse: