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Nem sempre as empresas informam o saldo disponível para ligações

Pesquisa do Idec aponta que as empresas ainda não fornecem informações adequadas aos consumidores de celulares pré-pagos e ainda cobram mais de quem prefere validades maiores, apesar do preço por minuto ser muito mais caro do que nos planos pós.

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Atualizado: 

13/03/2014
Três operadoras respeitam o parágrafo 5° do artigo 62 do Regulamento SMP, que determina que “o usuário deve ter à sua disposição recurso que lhe possibilite a verificação, em tempo real, do crédito existente bem como do prazo de validade, de forma gratuita”: Claro, TIM e Vivo. A OI informa, no guia que vem junto com o chip, dois números para consulta do saldo (um para saldo de recarga e outro para bônus), mas não informa se eles são gratuitos. 
 
O parágrafo 6° do mesmo artigo, que garante que o usuário seja comunicado quando os créditos estiverem acabando, também foi desrespeitado. Apenas a Oi e a Claro enviaram mensagem avisando que o saldo era inferior a R$2,50. No caso da Vivo, a pesquisadora só soube que seu crédito estava se esgotando quando não conseguiu fazer uma ligação porque o saldo era insuficiente. A TIM não foi avaliada nesse quesito, porque os créditos foram recarregados antes de expirarem e não foram totalmente utilizados.
 
Saldo
  Informa sado/validade em tempo real

Informa quando os créditos estão no fim

Fornece relatório detalhado de ligações
Claro Prazo informado Entrega
10 dias

Não entregou

TIM -- 10 dias 3 dias
Vivo 5 dias 3 dias
Oi 10 dias Não entregou

Confira os resultados da pesquisa:
 

 

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